Tribuna Ribeirão
Mundo

Nasa adia nova viagem 
à Lua após vazamento

Ilustração/ Nasa
 Nasa planeja lançar seu novo foguete para a Lua em março, após encontrar vazamentos de combustível durante teste decisivo realizado na segunda-feira

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou nesta terça-feira, 3 de fevereiro, que agora planeja lançar seu novo foguete para a Lua em março, após encontrar vazamentos de combustível durante um teste decisivo realizado na segunda-feira (2).

A agência espacial norte-americana disse em um comunicado que o adiamento do lançamento “permitirá que as equipes revisem os dados e realizem um segundo ensaio geral” antes do teste de voo.

Os vazamentos – que lembram o atraso na estreia do foguete há três anos – ocorreram poucas horas após o início da operação de abastecimento de combustível, que durou um dia inteiro, na segunda-feira, no Centro Espacial Kennedy, e colocaram em dúvida a data de decolagem dos astronautas.

A Nasa informou que os quatro astronautas designados para o voo serão retirados da quarentena de quase duas semanas. A agência acrescentou que eles entrarão em quarentena novamente “cerca de duas semanas” antes da próxima janela de lançamento para a viagem ao redor da Lua.

O órgão não deu nenhuma indicação de uma meta oficial de lançamento em março, dizendo que as equipes precisam primeiro “revisar completamente os dados do teste, mitigar cada problema e retornar aos testes”. Antes do adiamento de terça-feira, o mais cedo que a Nasa poderia ter lançado o comandante Reid Wiseman e sua tripulação à Lua era no domingo (8).

Os quatro astronautas designados para a missão – três americanos e um canadense – monitoraram o ensaio geral crítico a quase 1 600 quilômetros de distância, em Houston, sede do Johnson Space Center. A agência espacial tem apenas alguns dias em cada mês para lançar o foguete, e o frio extremo já havia encurtado a janela de lançamento de fevereiro em dois dias.

Atrasados devido à forte onda de frio, os relógios de contagem regressiva começaram a funcionar na noite de sábado, dando aos controladores de lançamento a chance de passar por todos os movimentos e lidar com quaisquer problemas remanescentes do foguete. Os relógios foram programados para parar meio minuto antes de chegar a zero, pouco antes da ignição do motor.

Como será a viagem – A missão de quase dez dias levará os astronautas além da Lua, ao redor do misterioso lado oculto e, em seguida, de volta à Terra, com o objetivo de testar o suporte de vida da cápsula e outros sistemas vitais.

A tripulação não entrará na órbita lunar nem tentará pousar. A Nasa enviou astronautas à Lua pela última vez durante o programa Apollo, nas décadas de 1960 e 1970. O novo programa Artemis visa uma presença lunar mais sustentada, com a tripulação de Wiseman preparando o terreno para futuras aterrissagens na Lua por outros astronautas.

VEJA TAMBÉM

ONU alerta para risco de colapso financeiro sem reformas ou pagamento de contribuições

William Teodoro

Nasa detecta vazamento 
em foguete que vai à Lua

Redacao 5

Desabamento em mina de coltan no Congo deixa 200 mortos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com