Por Hugo Luque
O Botafogo volta a campo neste sábado (7), às 18h30, para encarar o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela sétima e penúltima rodada do Campeonato Paulista. Após um início marcado por oscilação, o Pantera pode eliminar de vez as chances de rebaixamento e entrar na zona de classificação ao mata-mata.
A equipe ribeirão-pretana soma oito pontos e espreita o G-8. O Tricolor está na nona colocação, atrás de Mirassol e São Bernardo apenas no critério do saldo de gols. O Z-2, por outro lado, está distante, já que o Velo Clube, 15º na tabela, tem quatro pontos.
Na última rodada, o Bota deu um passo fundamental para virar a chave no estadual ao surpreender e derrotar o Palmeiras por 1 a 0, em casa. Foi a primeira vitória sobre o Verdão desde 2014. Até aqui, em seis partidas, o conjunto apresenta equilíbrio: dois triunfos, dois empates e dois reveses.
“São oito jogos [na primeira fase]. Isso é muito rápido, mas não pode também ser desculpa. É fácil vir aqui e falar que o time não está entrosado, que as coisas não estão andando. Desde o primeiro jogo, a gente tem tentado colocar aquilo que o professor nos pede. Claro que todo recomeço pede tempo. Eu já conheço a comissão, então para mim é mais fácil, mas alguns jogadores não trabalharam com o Tencati, o que dificulta um pouco. Mas dia após dia, jogo após jogo, a gente tem colocado uma identidade”, afirmou o atacante Hygor.
O próximo jogo é contra outro adversário complicado, que sonha com o topo da tabela. Quinto colocado, o Guarani soma 11 pontos, apenas dois a menos do que o líder Novorizontino.
O Bugre vem de um triunfo dramático no Dérbi Campineiro, contra a Ponte Preta, por 1 a 0. Mesmo com um jogador a menos, a equipe alviverde levou a melhor com gol nos acréscimos e praticamente sacramentou o rebaixamento do maior rival. São três vitórias consecutivas para o Guarani no estadual.
Para quebrar a sequência bugrina, o Botafogo terá de superar também o histórico levemente desfavorável. Foram 33 vitórias, 37 derrotas e 36 empates em 106 duelos com o rival do interior. No duelo passado, os campineiros venceram por 2 a 0, na estreia do Paulistão.
Sem lesionados, o único desfalque para o técnico Claudio Tencati é o zagueiro Vilar, expulso contra o Palmeiras. Carlos Eduardo deve ocupar a vaga. Uma provável escalação tem: Victor Souza; Gabriel Inocêncio (Jonathan), Ericson, Carlos Eduardo e Patrick Brey; Leandro Maciel, Matheus Sales (Morelli) e Rafael Gava; Jefferson Nem, Hygor e Kelvin (Léo Gamalho).

