Dupla será preservada em partida válida pelo Brasileirão
Por Hugo Luque
O Santos visita o Athletico-PR nesta quinta-feira (12), às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Em busca de reabilitação, o Peixe terá de lidar com duas importantes ausências: Neymar e Gabigol.
A dupla será preservada para o confronto, disputado no polêmico gramado sintético. O camisa 10, em recuperação de uma artroscopia no joelho esquerdo, ainda não jogou em 2026, mas deve estrear na temporada no fim de semana, contra o Velo Clube, pelo Paulistão. Já Gabriel enfrenta dores musculares.
O Santos ainda não venceu no Brasileirão e ocupa um posto na zona de rebaixamento, com apenas um ponto somado. A equipe perdeu para a Chapecoense na estreia, por 4 a 2, e empatou em 1 a 1 com o São Paulo. A fase só não é pior porque o Alvinegro Praiano vem de vitória sobre o Noroeste, pelo Paulistão, e está livre das chances de queda para a Série A2 – no entanto, permanece fora da zona de classificação ao mata-mata.
O Athletico, por sua vez, está na região intermediária da tabela e tem três pontos. O Furacão fez apenas um jogo no nacional: vitória por 1 a 0 sobre o Internacional. Desde então, eliminou o Foz do Iguaçu em duelo de dois jogos válido pelas quartas de final do Campeonato Paranaense.
A vantagem histórica do confronto é santista. O conjunto paulista soma 29 triunfos, 19 derrotas e 15 empates diante do adversário rubro-negro. Contudo, os sulistas venceram o encontro mais recente por 3 a 0, em 2023.
Sem Neymar e Gabigol, Thaciano deve receber uma oportunidade de Juan Pablo Vojvoda, enquanto o atacante Moises, que já trabalha no clube após deixar o Fortaleza, corre contra o tempo para regularizar sua situação e poder estrear. Uma provável escalação tem: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Gabriel Menino e Miguelito (Gabriel Bontempo); Barreal, Thaciano e Rony.

