Tribuna Ribeirão
Saúde

Banco de Sangue
atenderá no carnaval

Fernando Gonzaga
A prefeitura de Ribeirão Preto realizou, na manhã de quarta-feira (11), uma campanha de doação de sangue em apoio ao Hemocentro

GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto terá atendimento parcial durante o feriado e convida foliões a salvarem vidas

Enquanto a cidade entra no clima da folia, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz um convite especial à população: aproveitar o carnaval com espírito de solidariedade e doar sangue. Durante o período do feriado, de 14 a 18 de fevereiro, a unidade funcionará em dias alternados, reforçando que a doação é rápida, segura, indolor e que ainda dá tempo de aproveitar o descanso e as festividades.

O atendimento ocorrerá no sábado (14), segunda-feira (16) e quarta-feira (18), das sete horas ao meio-dia Não haverá funcionamento no domingo (15) e na terça-feira (17). A abertura parcial durante o cCarnaval ocorre em um momento crítico, pois o Banco de Sangue registra níveis preocupantes em seus estoques sanguíneos, especialmente dos tipos O negativo e O positivo, com cerca de 40% abaixo do nível ideal.

Historicamente, este período é marcado por queda nas doações, em função de viagens, festas e também do aumento de doenças sazonais, como viroses respiratórias e dengue, que tornam muitos doadores temporariamente inaptos.

“Durante o carnaval, há uma redução ainda maior nas doações, ao mesmo tempo em que cresce a demanda por transfusões, principalmente em decorrência do aumento de acidentes e atendimentos de urgência. Por isso, manter os estoques equilibrados é essencial”, explica Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue.

O sangue O negativo, considerado doador universal, é indispensável em emergências, cirurgias de urgência, acidentes graves e no atendimento a recém-nascidos de até quatro meses. Já o O positivo, o mais comum na população, é amplamente utilizado em cirurgias, atendimentos de urgência e tratamentos contínuos, como os de pacientes oncológicos e pessoas com doenças hematológicas, o que exige reposição constante.

A instituição reforça que não é necessário saber o tipo sanguíneo para doar, já que todos os testes, incluindo a identificação do fator Rh, são realizados após a coleta. Embora o apelo seja maior para os tipos O- e O+, todos os tipos sanguíneos são fundamentais. O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto convida a população a participar dessa corrente de solidariedade e salvar vidas, na rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas.

Hemocentro – O Hemocentro de Ribeirão Preto também está com seus estoques de sangue em nível crítico. Caso não haja um aumento considerável e imediato no número de doações, a instituição alerta para o risco iminente de suspensão das cirurgias e procedimentos eletivos nos hospitais da região.

A doação é a única esperança para quem precisa de transfusão. Segundo o Hemocentro de Ribeirão Preto, a manutenção das cirurgias agendadas depende da solidariedade coletiva para garantia de estoques.  A rede Hemocentro atende 131 hospitais em 249 municípios e faz 95 mil transfusões por ano.

Em Ribeirão Preto, quem quiser pode doar diretamente na sede da instituição, no campus da Universidade de São Paulo (USP), de segunda à sexta-feira,das sete às 17 horas, e aos sábados e domingos, das sete da manhã às 12h30. 

O outro ponto de coleta fica na rua Quintino Bocaiúva nº 470, perto da Unidade de Emergência do Hospital as Clínicas, e atende às segundas, terças, quintas-feiras e sábados das 7h30 às 12h30. Quarta e sexta-feira abre das 7h30 às 11h50 e das 12h50 às 17h30.

Prefeitura –
A prefeitura de Ribeirão Preto realizou, na manhã de quarta-feira (11), uma campanha de doação de sangue em apoio ao Hemocentro. A mobilização contou com a participação de servidores do Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães e teve como objetivo contribuir para o reforço dos estoques neste período que antecede o carnaval, época em que historicamente há redução nas doações e aumento da demanda hospitalar.

Requisitos –
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.

Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

VEJA TAMBÉM

Nova frota agiliza transferências

Redacao 5

Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

Redacao 5

Saúde começa a vacinar agentes contra a dengue

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com