Tribuna Ribeirão
Artigos

Olimpíadas de Inverno sob o calor das crises

Foto: Arquivo

André Luiz da Silva *
[email protected]

Eu nunca toquei na neve e não sei se um dia isso acontecerá, mas, mesmo assim, passei a acompanhar as últimas edições das Olimpíadas de Inverno. São modalidades esportivas interessantes, apesar de nada terem a ver com nossa realidade tropical. Aliás, o impacto do aquecimento global é tão grande que, neste ano, 85% da neve usada nas competições é artificial. Sim, utilizaram equipamentos que consumiram 946 milhões de litros de água para produzir 2,4 milhões de metros cúbicos de neve.

Existem esportes de inverno que são mais radicais, pura intensidade, emoção e adrenalina, mas prefiro o curling, um tipo de bocha no gelo, em que os competidores esfregam freneticamente uma vassoura para direcionar aquela pedra circular até seu objetivo, e a patinação artística, com suas coreografias maravilhosas e trilhas musicais envolventes.

As cerimônias de abertura e encerramento e as provas dos Jogos Olímpicos sempre são uma oportunidade única de celebrar a paz, a diversidade e a união entre os povos, mas não podem ser algo desconectado da realidade de um mundo em constante guerra.

Neste ano, os Jogos Olímpicos de Inverno ocorrem nas cidades italianas de Milão e Cortina e, além das disputas e superação de recordes nas pistas e ginásios, existem outros fatos que já merecem destaque. Um deles certamente foi a inusitada história de Sturla Holm Lægreid, norueguês que ganhou a medalha de bronze na prova de biatlo e, em seguida, confessou para o mundo uma traição, chorou e pediu perdão à ex-namorada: “Percebi que é a mulher da minha vida”. Apesar da repercussão, a namorada respondeu ser difícil perdoar.

O segundo foi o protesto do atleta ucraniano de skeleton, VladyslavHeraskevych. Ele desejava competir com um capacete com a imagem de 24 atletas ucranianos mortos na guerra com a Rússia, mas foi eliminado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) por infração à regra 50.2 da Carta Olímpica, que proíbe formas de manifestação ou questões políticas, religiosas ou raciais nos campos de jogo ou nos pódios. Em entrevista, ele disse ter a sensação de que o COI estava traindo os atletas que fizeram parte do movimento olímpico e que jamais voltarão a pisar na arena esportiva.

Em resposta, a zimbabuana Kirsty Coventry, presidente do COI, disse não discordar da poderosa mensagem de lembrança e memória, mas que o atleta deveria buscar outras formas de manifestação. Seu posicionamento destoa do antecessor, o alemão Thomas Bach, que liderava a discussão de temas como direitos humanos, combate à violência no esporte e impacto ambiental.

O terceiro assunto que ganhou holofotes foi o fato de que as tão almejadas medalhas estão apresentando defeitos graves de fabricação; algumas chegaram a quebrar ou se desprender das fitas durante as comemorações. Imagine: o maior objeto de desejo dos Jogos, o grande tesouro, a maior lembrança, simplesmente se partir?

Além de corrigir a injustificável falha das medalhas, cabe ao COI mostrar ao mundo que, muito além de discursos bonitos, o espírito olímpico é capaz de inspirar as pessoas a deixarem as competições e rivalidades apenas no campo esportivo. Que os drones, mísseis e fuzis deem espaço aos esquis, pranchas e trenós. E que as fardas camufladas sejam substituídas pelos multicoloridos uniformes olímpicos.

Quem sabe tomemos consciência e adotemos medidas efetivas para arrefecer o aquecimento global, mitigando o degelo cada vez mais intenso? Quem sabe os ex-namorados se entendam? Quem sabe as guerras entre as nações cessem ou diminuam a ponto de que, nos próximos jogos, não sejam necessários protestos?

* Servidor municipal, advogado, escritor e radialista

VEJA TAMBÉM

De onde surgiu essa figura – final

Pedro Ferro

O ser humano tem que ser educado, e não adestrado

Pedro Ferro

Demandas das favelas brasileiras

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com