Tribuna Ribeirão
Artigos

De onde surgiu essa figura – final

Luiz Paulo Tupynambá *
Blog:
www.tupyweb.com.br

Em apenas um ano de mandato, Mister Trump causou um verdadeiro terremoto político, nos EUA e no mundo. O estilo direto, muitas vezes agressivo, bagunçou a  geopolítica, a economia e até o clima social dentro dos EUA. O quebra-cabeça mundial, cuidadosamente montado depois do final da Segunda Guerra, foi desmontado e teve suas peças espalhadas pelo intempestivo presidente estadunidense.

Geopolítica

Trump apostou em uma política externa de confronto. Brigou com aliados tradicionais, pressionou a OTAN e elevou o tom contra Coreia do Norte e Irã. Ao mesmo tempo, buscou aproximação pragmática com Rússia e manteve a relação comercial com a China em clima de disputa. O apoio à guerra de Israel contra o Hamas palestino foi imediato e total, e nem deu bola para o massacre promovido pelos israelenses contra a população civil palestina. Dezenas de milhares de crianças e mulheres morreram nos pesados bombardeios e truculência das tropas israelenses.

A intervenção na Venezuela mostra a índole imperialista dos EUA de hoje. Longe de ser ato de defesa da democracia, a presença da frota naval dos EUA ocupando o Caribe mostra o pior do colonialismo dos séculos passados. Poder militar para cercar nações soberanas é do tempo dos galeões britânicos e espanhóis. E também dos piratas, como foi o caso da apropriação ilegal do petróleo e dos petroleiros venezuelanos.

Economia interna e externa

Internamente, o corte de impostos para empresas foi vendido como motor de crescimento. O mercado financeiro reagiu bem, mas há dúvidas sobre os efeitos para a classe média e os mais pobres. Trump quer forçar o fim do multilateralismo e só provoca a aceleração de acordos entre blocos comerciais.

A União Europeia, super taxada pelos EUA, aprovou e assinou acordos com o Mercosul e com a Índia. A guerra comercial com a China, acentua ainda mais o isolamento comercial dos EUA. Ainda é a maior economia do mundo, mas a economia global sempre se recupera; a queda constante do dólar no mundo mostra isso. Um foco de preocupação econômica é a super valorização das “bigtechs” nas bolsas de valores dos EUA. Muitos economistas apontam para uma nova bolha especulativa que, se estourar, vai fazer um arraso maior que qualquer outra quebra na história econômica dos EUA.

Imigração e repressão
Poucos temas foram tão marcantes quanto a questão dos imigrantes. Atuação do ICE (Immigration and Customs Enforcement – Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) desde o início do governo Trump é alvo de críticas por desrespeitar leis civis e agir com extrema truculência, invadindo casas, separando famílias e agindo como uma guarda pretoriana.

Os recentes acontecimentos em Minnesota, com os assassinatos a tiros de dois cidadãos naturais estadunidenses, uma mulher e um enfermeiro, causaram grande comoção e muitos protestos que obrigaram a um recuo do ICE. Mas não se engane, esse recuo é passageiro. A tendência é de endurecimento ainda maior, já que Trump usa esse discurso para manter sua base mobilizada.

Energia e meio ambiente

Trump saiu do Acordo de Paris e incentivou a indústria do carvão e do petróleo. A  expectativa é de mais flexibilização de regras e apoio às energias fósseis, enquanto projetos sustentáveis ficam em segundo plano. Afinal, a IA, a queridinha de Trump e seus financiadores de campanha, é um dragão devorador de energia, nos data centers gigantescos espalhados pelo país. “Drill and burn”, perfure e queime, essa é a política.

Caso Epstein

O envolvimento Trump com o criminoso sexual Jeffrey Epstein aumentou nas últimas semanas. O escândalo, que já derrubou o embaixador do Reino Unido nos EUA e o chefe de gabinete do primeiro-ministro inglês, parece ser o calcanhar de Aquiles do presidente. Nada como um bom escândalo sexual para derrubar o prestígio de qualquer político. A coisa escala a cada nova leva de documentos revelados. O pior é que a divulgação dessa papelada foi exigida pela turma do MAGA. E nada mais saboroso para o populacho que um escândalo envolvendo o rei e um motim palaciano. Esse caso promete. Bom Carnaval!

* Jornalista e fotógrafo de rua

VEJA TAMBÉM

O ser humano tem que ser educado, e não adestrado

Pedro Ferro

Olimpíadas de Inverno sob o calor das crises

Pedro Ferro

Demandas das favelas brasileiras

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com