Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Convênio prevê 20 novas escolas

O prefeito Ricardo Silva e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, durante assinatura de convênio da educação | Foto: Guilherme Sircili

A prefeitura de Ribeirão Preto assinou na quinta-feira, 19 de março, convênio com a Caixa Econômica Federal para a estruturação de Parceria Público-Privada (PPP) voltada à expansão da educação infantil no município. A iniciativa contempla a elaboração de estudos técnicos para viabilizar a construção de dez a 20 novas unidades educacionais, entre creches e pré-escolas, com potencial de criação de até quatro mil novas vagas.

O modelo, que entra em fase de estruturação, poderá se consolidar como o maior já realizado na cidade. A assinatura ocorreu durante a 17ª Caravana Federativa, em São Paulo, com a presença do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; do prefeito Ricardo Silva (PSD); do vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Alessandro Maraca; e do secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira.

Os estudos irão definir a melhor modelagem para implantação das novas unidades, além da possibilidade de incluir a manutenção de estruturas já existentes. A gestão pedagógica permanecerá sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação, garantindo o controle público sobre a qualidade do ensino.

Com base no mapeamento da demanda por vagas, a prefeitura de Ribeirão Preto já identificou como prioritárias as regiões do Jardim Novo Mundo, Parque dos Servidores, Jardim Santa Iria, Ipiranga, Jardim Cristo Redentor, Jardim Regatas, Vila Virgínia, Parque Ribeirão Preto, Parque das Oliveiras e Bonfim Paulista.

A iniciativa integra a estratégia da atual gestão para reduzir o déficit de vagas na educação infantil e ampliar o acesso ao ensino desde a primeira infância. “Estamos avançando na base da educação, garantindo mais oportunidades para as crianças e mais segurança para as famílias que dependem da rede pública para trabalhar com tranquilidade”, destaca o prefeito Ricardo Silva.

Ribeirão Preto passa a integrar um grupo seleto de cerca de 50 municípios e 25 consórcios públicos contemplados em um programa nacional da Caixa Econômica Federal voltado à estruturação de PPPs na área educacional. “Essa parceria representa um passo importante para ampliar, com o apoio da Caixa e do governo federal, as ações estruturantes que fortalecem a educação no município”, afirmou o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

A rede municipal é composta por 146 unidades escolares. São 36 Centros de Educação Infantil (Ceis), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 29 Escolas de Educação Infantil conveniadas, 35 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e cinco de Educação Especial. São cerca de 50 mil alunos, aproximadamente 25 mil no ensino infantil.

VEJA TAMBÉM

Gêmeas passam por nova cirurgia

Redação

Receita libera programa do IRPF

Redação

Força-tarefa multa 52 distribuidoras

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com