Tribuna Ribeirão
Cultura

Dança contemporânea 
ocupa espaços em Ribeirão

Divulgação 
Com duas apresentações gratuitas e classificação livre, a iniciativa promoverá intervenções urbanas em áreas de circulação de Ribeirão Preto

Projeto Corpo Ambulante realiza intervenções no Parque Maurílio Biagi e na Praça XV de Novembro nos dias 11 e 12 de junho

Ribeirão Preto (SP), 08 de junho de 2026 – A dança contemporânea ocupará espaços públicos de Ribeirão Preto nesta quinta (11) e na sexta-feira, 12 de junho, com o projeto Corpo Ambulante, idealizado pela coreógrafa Idris Bahia. Com duas apresentações gratuitas e classificação livre, a iniciativa promoverá intervenções urbanas em áreas de circulação da cidade, levando a dança para além dos espaços convencionais de apresentação.

O projeto passará pelo Parque Maurílio Biagi (avenida Elpídio Gomes nº 1), no dia 11 de junho, às 16 horas; e Praça XV de Novembro (rua General Osório s/nº, Centro), no dia 12, às 17 horas. Com duração aproximada de uma hora, as apresentações buscam estabelecer um diálogo direto com quem circula pelos locais, como trabalhadores, frequentadores de praças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Corpo Ambulante – Inspirado na figura do ambulante, que percorre a cidade conectando pessoas e territórios, o projeto Corpo Ambulante propõe intervenções de dança contemporânea em locais públicos. A iniciativa convida o público a observar o cotidiano sob novas perspectivas, transformando a movimentação urbana em parte da experiência artística.

Com direção da coreógrafa Idris Bahia, a ação reúne os artistas Jezz Rodrigues, Arthur Brandolin, Winnie Damas e Ianca Tainá. As apresentações são desenvolvidas a partir das características de cada local, incorporando à cena elementos da arquitetura e da dinâmica cotidiana dos espaços ocupados.

Segundo a idealizadora, Idris Bahia, o projeto nasceu do desejo de ampliar o acesso da população à arte e fortalecer a presença da dança em locais de fácil acesso à população.

“Levar a dança para as praças é uma forma de democratizar o acesso à arte e aproximá-la das pessoas que muitas vezes não frequentam teatros ou centros culturais. Quando ocupamos o espaço público com dança, criamos oportunidades de encontro, pertencimento e troca, mostrando que a arte pode e deve fazer parte da vida cotidiana de todos”, afirma Idris Bahia.

Além das apresentações, o projeto propõe ainda momentos de interação com as pessoas, estimulando a formação de plateia e o diálogo sobre arte, corpo e cidade. “Nossa proposta é aproximar a dança do cotidiano da cidade e criar oportunidades de encontro entre arte, território e comunidade”, complementa a coreógrafa.

O projeto integra a programação oficial das comemorações dos 170 anos de Ribeirão Preto e foi contemplado pelo edital de Fomento a Ações Culturais de Formação e Difusão – Cultura em Todo Lugar nº 008/2024, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa busca descentralizar o acesso à cultura, fortalecer artistas locais e promover atividades gratuitas em diferentes regiões da cidade.

Sobre Idris Bahia – Com formação em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Idris Bahia construiu uma trajetória dedicada à criação coreográfica, à pesquisa de movimento e à produção artística, atuando como intérprete-criadora em espetáculos desenvolvidos por coletivos e companhias. Entre seus trabalhos mais recentes está o solo “Essa Maria Não Sou Eu”, obra desenvolvida a partir de sua pesquisa acadêmica e artística.

VEJA TAMBÉM

Fábio Rabin trará
‘ Novo Show’ a Ribeirão

Redacao 5

Pedro II vira rádio 
FM dos anos 80

Redacao 5

Cultura começa a 
discutir 10º festival de teatro

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com