O “Brasil Regional” abre a programação de setembro do Teatro Minaz, com show em homenagem ao cantor, compositor e violonista Noel Rosa, nesta sexta-feira, 4 de setembro. A série foi lançada em abril deste ano e propõe um mergulho na construção da identidade sonora brasileira.
Valoriza repertórios em que o conjunto regional formado por violões, cavaquinho, pandeiro e solista, base essencial na interpretação de choros, valsas, serestas e tantos outros gêneros da música brasileira, desempenha papel central, seja como base de acompanhamento, seja como protagonista de uma linguagem própria, profundamente ligada à tradição e à oralidade.
É justamente a partir dessa riqueza que nasceu a série “Brasil Regional”, com o propósito de aproximar o público de uma das matrizes mais fundamentais da nossa cultura musical. Nesta segunda edição, a música de Noel Rosa tomará o palco do Teatro Minaz.
Noel Rosa (1910–1937), o eterno “Poeta da Vila”, foi um gênio precoce da música brasileira. Nascido em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, ele revolucionou o samba na década de 1930 ao unir o ritmo dos morros à crônica urbana do asfalto. Suas letras usavam o humor, a ironia e uma sensibilidade única para retratar o cotidiano e o amor, transformando a fala do povo em poesia.
Mesmo com uma vida breve, interrompida aos 26 anos pela tuberculose, deixou mais de 300 composições geniais, consolidando-se como um dos maiores pilares da nossa cultura popular. Para dar vida a essa sonoridade, o palco recebe Saulo Ligo como solista, acompanhado por um conjunto de excelência.
A banda traz Rui Kleiner (bandolim e violão tenor), Rafael Martelli (cavaco), Vitor Sampaio (violão de 7 cordas), Fernando Genari (violão de 6 cordas), Keila Yonashiro (pandeiro), Marcel Roberto (percussão) e participação especial de Gisele Ganade, cantora, diretora artística da Cia. e do T|eatro Minaz.
Canções como “Conversa de Botequim”, “Palpite infeliz”, “Último Desejo”, entre outros clássicos compõem o repertório do show. O “Brasil Regional” em homenagem a Noel Rosa acontecerá no Teatro Minaz, na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista, às 20 horas. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia e antecipado). Estão à venda no site www.minaz.com.br.

