Aliviado por conseguir a sua permanência na Série B com três rodadas de antecedência, time foca em melhorar performance dos últimos anos
Igor Ramos
Diferentemente dos últimos anos, quando teve dificuldades em chegar acima dos 45 pontos, o Botafogo quer aproveitar o momento positivo para superar as suas últimas campanhas.
Já livre do rebaixamento e garantido na Série B do ano que vem, a meta da equipe é alcançar pelo menos os 50 pontos.
Após a vitória do Botafogo sobre o Avaí por 2 a 0, no último sábado (24), fora de casa, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador Cláudio Tencati comemorou o resultado e o primeiro objetivo alcançado.
Com o triunfo, o quarto consecutivo, o Tricolor pulou para a 12ª colocação, com 47 pontos –dez a mais do que o próprio Avaí, o primeiro na zona de rebaixamento.
Desta forma, o Pantera não pode mais ser alcançado pelo adversário nas três rodadas restantes, confirmando sua permanência na competição em 2027.
“Quero agradecer a todo o trabalho dos jogadores, da comissão técnica, do staff e da direção que não mediram esforços para atingirmos esse primeiro objetivo. Temos um grupo honesto, sério e trabalhador, o que ficou comprovado. Durante toda a competição, mostramos um futebol organizado e jogamos de igual para igual com todos os times”, disse o treinador Cláudio Tencati em entrevista coletiva.
“Agora, vamos buscar superar os 50 pontos e terminar entre os dez primeiros colocados. Vamos fazer o melhor para o Botafogo sempre”, acrescentou.
Na últimas campanhas o time só chegou aos 50 pontos em 2019, (um ano depois do acesso) quando terminou em nono lugar.
Em 2020 a equipe fez 34 pontos, ficou em penúltimo e caiu para a Série C. Em 2021 e 2022 jogou a Série C, sendo que em 2022 subiu.
De lá para cá, não foi mais rebaixado, porém ficou longe de sonhar com acesso para a Série A.
Em 2023 o time ficou em 12º com 47 pontos. No ano seguinte, o Botafogo contabilizou 45 pontos, ficando na 14ª posição. No ano passado o clube passou sufoco, escapando do rebaixamento na última rodada, com 42 pontos na primeira posição fora do Z4.
Neste ano a meta é chegar aos 50 pontos., embora o acesso seja praticamente impossível.
Torcida – O técnico Cláudio Tencati, que vem chamando a torcida nos últimos jogos, também convocou os torcedores para o duelo contra o Sport, marcado para o próximo sábado (31), às 16h, no Estádio Santa Cruz | Arena Nicnet.
“Convoco o torcedor e os pequenos torcedores para comparecerem ao Santão. Vamos nos unir porque juntos somos mais fortes. Queremos terminar a competição dentro da nossa casa com uma imagem positiva”, completou o comandante botafoguense, lembrando que após o duelo contra o time pernambucano, o Pantera pega o Londrina em casa.
Botafogo após o acesso de 2018
2019 – 9º lugar – 50 pontos
2020 – 19 o lugar 34 póntos * rebaixado
2021 Série C
2022 Série C – acesso
2023 – 12º lugar – 47 pontos
2024 – 14º lugar – 45 pontos
2025 – 16º lugar – 42 pontos
2026 – 47 pontos * restando 3 jogos

