Tribuna Ribeirão
Economia

Vendas podem crescer até 7%

Há menos de uma semana para o Natal, principal data sazonal do varejo, o comércio de Ribeirão Preto já registra grande movimento de con­sumidores nas lojas da região central e dos principais corre­dores comerciais dos bairros – na avenida da Saudade (Cam­pos Elíseos) e na Dom Pedro I (Ipiranga), por exemplo. As vendas devem aumentar de 6% a 7% em relação a 2016 – dezembro do ano passado fechou em alta de 0,23%, na comparação com 2015.

A expectativa é do Sindi­cato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sin­covarp), que está otimista em 2017. O valor do tíquete médio dos presentes deve variar entre R$ 50 e R$ 150. Os dados têm por base pesquisa da Federa­ção das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

Para o período, as lojas de Ribeirão Preto já estão traba­lhando em horário especial. A abertura diferenciada começou em 1º de dezembro. De segun­da a sábado, os estabelecimentos funcionam das nove às 22 horas. Aos domingos, das dez às 17 ho­ras. Na véspera de Natal, dia 24 (domingo), o atendimento será das nove às 18 horas. Na segun­da-feira (25), principal data do calendário cristão, o comércio estará fechado.

“Este ano muitos consumi­dores economizaram nas com­pras e agora buscam produtos diferenciados, principalmente para as crianças. Outros, estão à procura de presentes mais ba­ratos, as tradicionais ‘lembran­cinhas’. O varejo do Centro e dos bairros atende à deman­da com variedade de preços e mercadorias. Os estabeleci­mentos também oferecem o parcelamento com cartão de crédito e o tradicional ‘carnezi­nho’ ainda faz sucesso”, comen­ta Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp.

Outro destaque é a Campa­nha Show de Prêmios Acirp/Sincovarp que no Natal sorte­ará três Onix Joy zero quilô­metro para três consumidores, três smartphones para lojistas e três vale-compras de R$ 500 para os vendedores. Para par­ticipar, basta gastar a partir de R$ 100 nos estabelecimentos credenciados, que dá direito a uma “seladinha”. Ela deve ser cadastrada no portal da cam­panha (www.showdepremios­ribeirao.com.br).

Nesta quarta-feira, 20 de de­zembro, segundo a Associação Comercial e Industrial de Ri­beirão Preto (Acirp), a segunda parcela do décimo terceiro salá­rio deve injetar mais R$ 336,58 milhões na cidade – a primeira já depositou R$ 360,36 milhões, totalizando R$ 696,94 milhões, sendo R$ 540,84 milhões dos trabalhadores com carteira as­sinada e R$ 156,10 milhões de aposentadorias e pensões do Instituto Nacioonal do Seguro Social (INSS).

Segundo pesquisa on-line da Boa Vista SCPC, 83% dos consumidores entrevistados declararam que irão comprar presentes no Natal. No entan­to, destes, 75% pretendem gas­tar menos em relação a 2016, quando 79% tinham esta pre­tensão. Outros 16% irão gastar a mesma quantia, enquanto 9% um valor superior. No ano passado, 80% dos responden­tes afirmaram que pretendiam presentear alguém no Natal e em 2015, 81%.

Dentre esses consumidores, 71% comprarão presentes para até quatro pessoas com tíquete médio de R$ 52,86, um cresci­mento de 2,8% no valor preten­dido contra 6,4% registrados em 2016, quando o valor médio gasto foi de R$ 51,40. Nos sho­pping centers da cidade o aten­dimento também foi estendido até as 23 horas, com exceção do Santa Úrsula (até as 22 horas).

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