Tribuna Ribeirão
Política

Brasil decide expulsar principal diplomata do país

Após três dias do anúncio da expulsão do embaixador brasi­leiro em Caracas, o Itamaraty se adiantou ao comunicado oficial da Venezuela e decidiu apli­car reciprocidade, declarando como persona non grata o en­carregado de negócios do país vizinho em Brasília.

O encarregado de negócios da Venezuela, Gerardo Anto­nio Delgado Maldonado, estava em Brasília desde que o governo venezuelano retirou seu embai­xador do Brasil como parte do congelamento de relações após o impeachment de Dilma Rousseff.

Três dias após a Assembleia Constituinte da Venezuela de­clarar o embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Pereira, perso­na non grata — o que significa que o diplomata será expulso —, o Brasil ainda não recebeu a notificação oficial. Pereira está no Brasil, onde pretendia passar as festas de fim de ano. Por sua vez, o Canadá, cujo embaixador também teve a retirada ordena­da pelo chavismo, aplicou a reci­procidade durante o Natal.

Pereira foi declarado perso­na non grata pela Assembleia Nacional Constituinte (ANC) chavista no último sábado. Em nota divulgada no mesmo dia, o Itamaraty disse que “tomou conhecimento” da expulsão do diplomata brasileiro e que “caso confirmada, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da adminis­tração de Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qual­quer tipo de diálogo”. O Itama­raty não tem nenhuma previ­são de enviar outro embaixador brasileiro a Caracas.

A presidente da Constituin­te da Venezuela, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, confirmara ainda a declaração de persona non grata do encarregado de negócios da Embaixada do Ca­nadá, Craib Kowalik.

“No âmbito da competên­cia da Assembleia Constituin­te, decidimos declarar como persona non grata o embaixa­dor do Brasil até que se resti­tua o fio constitucional que o acusando Brasil e Canadá de “permanente e grosseira intro­missão nos assuntos internos da Venezuela” e questionando a legitimidade do governo de Michel Temer.

Postagens relacionadas

Comissão do Senado aprova fim da “saidinha” para presos

William Teodoro

RP concede desconto em multa

William Teodoro

Ribeirão Preto quer criar táxi acessível

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com