Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Artesp publica hoje edital de concessão

A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Pau­lo (Artesp) publicará neste sábado, 13 de janeiro, em seu site o edital para a concessão do sistema de transporte intermunicipal de pas­sageiros do Estado. A licitação foi autorizada por meio de decreto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), publicado nesta sexta-fei­ra (12), e permite a participação de grupos do exterior. Todo o sistema de transporte intermunicipal, com mais de mil linhas de ônibus aten­dendo 645 municípios, foi remo­delado para a concessão.

O Estado foi dividido em cin­co áreas de operação: Jundiaí e Campinas; Piracicaba; São José do Rio Preto e Ribeirão Preto; Bau­ru e Sorocaba; e Baixada Santista e Vale do Paraíba. Os cinco lotes serão licitados pelo prazo de 15 anos em leilão marcado para o dia 15 de março. O critério de seleção será pela maior oferta de outorga e o projeto elaborado pela agência reguladora estima taxa interna de retorno (TIR) de 9,88%. A licita­ção remodela totalmente o atual sistema hoje operado por 100 em­presas, algumas com permissões que já estão com mais de 30 anos.

Na área de Ribeirão Preto, que inclui a Região Metropolitana, a vencedora da licitação terá de investir R$ 1,04 bilhão. As cinco áreas têm ligações distintas e não competem entre si, explica a Ar­tesp. Cada licitante poderá apre­sentar proposta, isoladamente ou em consórcio de empresas, para mais de um dos cinco lotes. Estão sendo licitadas todas as li­nhas suburbanas e rodoviárias, e há a garantia de que todas as liga­ções atuais serão mantidas.

O sistema leva em conta a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que hoje conta com 34 municípios e população estimada em 1,6 milhão e pessoas. De acordo com a Artesp, a con­cessão dos lotes permitirá a imple­mentação de uma série de benefí­cios. Estão previstos investimentos de R$ 2,6 bilhões no sistema todo, que atende mais de 300 mil passa­geiros diariamente.

A frota será renovada ao longo da concessão e os novos ônibus se­rão equipados com wi-fi gratuito e ar-condicionado em percursos de longa distância. Serão feitas melhorias também na bilhetagem eletrônica, e o atendimento dos passageiros nos terminais será automatizado mais rapidamente para todas as linhas.

VEJA TAMBÉM

Namorada de vítima reagenda depoimento

Pedro Ferro

STF decidirá sobre escutas em março

Pedro Ferro

Emergência volta na Beneficência Portuguesa

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com