Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Ano letivo começa em 5 de fevereiro

Agora é oficial. As aulas nas 109 escolas da rede municipal de ensino começam em 5 de feve­reiro, primeira segunda-feira do mês, com alguns dias de atraso em relação à rede estadual – o ano letivo vai começar em 1º de fevereiro. Na quarta-feira (17), a Secretaria Municipal da Edu­cação informou ao Tribuna que não havia previsão para o retorno dos mais de 47,4 mil alunos às classes porque o processo de atribuição de au­las havia atrasado. No entanto, nesta quinta-feira, 18 de janeiro, a pasta anunciou a data do início do ano letivo.

A data não havia sido defi­nida por causa da judicialização do processo de atribuição de au­las, que foi aberto em novembro do ano passado e suspenso no final do mesmo mês, depois que o juiz titular da 1ª Vara da Fa­zenda Pública de Ribeirão Preto, Reginaldo Siqueira, concedeu li­minar ao Sindicato dos Servido­res Municipais (SSM/RP) e im­pediu a secretaria de descontar na pontuação dos professores o período da licença-saúde ou o tempo do contrato de professor temporário.

O magistrado entendeu que “prejudicar-se o servidor que esteve em gozo de licença saúde, em sua remuneração ou no pro­cesso de atribuição de aulas, não é constitucional”. A briga judicial persiste. A prefeitura conseguiu um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), com efeito suspensivo da liminar, mas o mérito ainda não foi julgado – e nem há prazo estipulado para isso.

Ou seja, a questão de se con­tabilizar, na pontuação dos pro­fessores, o período de licença­-saúde ou de temporário anda não está definida. A prefeitura definiu o início das aulas para o dia 5, mas não anunciou até quando vai o primeiro semestre e nem o período do segundo. A pasta divulgou apenas que a atri­buição de aulas será finalizada nos dias 1º e 2 de fevereiro. Não se sabe, ainda, qual será o perío­do das férias do meio do ano. Na rede estadual, o primeiro semes­tre começa em 1º de fevereiro e acaba em 27 de junho. O segun­do semestre vai de 1º de agosto a 20 de dezembro.

Com o início das aulas no dia 5, para cumprir os 200 dias letivos previsto na Lei de Diretri­zes e Bases da Educação (LDB), ou a secretaria terá de estender o primeiro semestre até o início do mês de julho ou prorrogar o final do ano letivo (fim do se­gundo semestre) para a semana entre o Natal e o Ano Novo.

De acordo com a secretária da Educação, Luciana Rodri­gues, o calendário escolar será cumprido, com todas as aulas e atividades previstas. De acor­do com o site da SME, a rede municipal de ensino tem 3.171 professores, sendo 2.672 efeti­vos e 499 temporários. São 109 escolas municipais, entre Cen­tros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), Escolas Muni­cipais de Ensino Fundamental (Emefs), escolas de educação especial e de ensino profissiona­lizante. A rede tem ainda 24 es­colas conveniadas, sendo 19 de educação infantil e cinco de edu­cação especial. São cerca de 47,4 mil alunos na educação básica.

Postagens relacionadas

Morre Lisa Presley, única filha de Elvis

William Teodoro

SP regulamenta fornecimento de cannabis medicinal pelo SUS

Redação 2

PM Ambiental autua trio flagrado com material de caça na região de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com