Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Daerp promete 1,7 mil reparos em 30 dias

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) lança na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, um mutirão para consertar 1.747 vazamentos de água em todas as regiões da cidade. Batizado de “Viva Água Vida”, a força-tarefa tem prazo de 30 dias para efetu­ar todos os reparos – média de quase 60 por dia. Os trabalhos terão início às 8h30 de hoje, na rua Manoel de Macedo nº 1.836, no Parque Ribeirão Preto, na Zona Oeste, com a presença do superintendente da autarquia, Afonso Reis Duarte.

Segundo o departamento, a região tem um dos maiores número de vazamentos: foram identificados 329 pontos, sendo 160 nas ruas e 169 em calçadas. Durante os 30 dias do programa não haverá interrupção dos tra­balhos, segundo a autarquia. O Daerp tem 13 equipes somente para esse tipo de serviço. Elas estarão nas ruas nos finais de se­mana e até no carnaval.

O objetivo é diminuir consi­deravelmente o número de vaza­mentos na cidade e reduzir o tem­po de espera para a realização dos reparos, que hoje varia de quatro a cinco meses. Reis Duarte diz que a meta é realizar serviço em uma semana, no máximo dez dias .

Em 2017, o Daerp conse­guiu reduzir as perdas físicas de água em 11,25% – caíram de 40,10% em dezembro de 2016 para 37,36% em setembro do ano passado. Houve uma redu­ção de 4,74 pontos percentuais, que representa uma queda na perda de água de 594,5 mi­lhões de litros por mês.

Este volume é suficiente para abastecer mensalmente uma ci­dade de 104.482 habitantes, se­melhante a Sertãozinho, levan­do em consideração o consumo médio do Brasil, que é de 187 litros por habitante/dia. O Daerp está fa­zendo o acompanhamento men­sal das perdas no sistema para levantar o resultado das ações que estão sendo implantadas na cidade e que já começam a apre­sentar resultados concretos.

Em 2016, as perdas reais do sistema foram de 42,10% da pro­dução. O Daerp já foi cobrado pelo Grupo de Atuação Espe­cial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) para reduzir as perdas para 20%, mas a meta apresenta­da ao Ministério Público Estadual (MPE) é de redução para 32% até 2021. De acordo com a autarquia, Ribeirão Preto possui atualmente 192.024 ligações de água.

Devido à “operação tartaru­ga” deflagrada no final do ano passado por funcionários da au­tarquia, insatisfeitos com a inde­finição sobre o prêmio-incentivo – extinto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) e reposto graças a uma alteração no Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) –, a média diária de re­paros de vazamentos caiu de sete em julho para três em dezembro.

A juíza Roberta Steindorff Malheiros Melluso, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Ribeirão Preto, adiou de 11 de janeiro para o final de fevereiro a audi­ência de conciliação entre dire­tores do Daerp e os promotores Ramon Lopes Neto e Cláudia Habib, do Gaema. No encon­tro seria discutida a ação judicial impetrada em 2014 pelo MPE que prevê punições à autarquia em caso de desabastecimento de água na cidade.

A magistrada definiu que a audiência será realizada dentro de 45 dias. A decisão atende a uma solicitação do perito judicial para a conclusão do laudo sobre os relatórios apresentados pelo daerp sobre o abastecimento em Ribeirão Preto. A autarquia vai entrar com novo recurso junto ao desembargador Antônio Ta­deu Ottoni, relator do processo no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP).

Na medida cautelar, a magis­trada havia estipulado prazo de 48 horas para o Daerp regulari­zar 100% do abastecimento pú­blico, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Também proibiu a perfuração de novos poços de captação em caso de descum­primento e determinou o abas­tecimento com caminhões-pipa esse novos problemas fossem detectados. A autarquia diz que a ação foi impetrada pelo MPE em 2014 e que já cumpre a decisão judicial, sobretudo, porque não há falta d’água generalizada em Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

NBA anuncia abertura da quarta maior loja da liga no mundo em São Paulo, em 2021

Redação 8

Empresa retoma obra de viaduto

William Teodoro

Brasileiros se preocupam mais com dinheiro do que com saúde

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com