Nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, a prefeitura de Ribeirão Preto sediou o lançamento da Expoforest 2018, que será realizada em Santa Rita do Passa Quatro, uma das 34 cidades da Região Metropolitana, entre 11 e 13 de abril. A expectativa da organização é reunir 30 mil visitantes de 30 países e movimentar cerca de R$ 200 milhões.
O evento contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), da vice-prefeita de Santa Rita do Passa Quatro, Rita de Cássia Mondin, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços, Edmilson Domingues, do diretor de eventos e marketing da Feira Expoforest, Ricardo Malinovski, e do diretor da Divisão de Florestas das Estações Experimentais do Instituto Florestal de São Paulo, Miguel Luiz Menezes Freitas.
Nogueira, que além de chefe do Executivo local também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, ressaltou a importância de sediar o lançamento da Expoforest 2018. “Receber um evento internacional dessa magnitude, na região metropolitana, é extremamente prazeroso. Que este tipo de atividade possa se multiplicar em nossa região’, disse.
De acordo com Ricardo Malinovski, diretor de eventos e marketing da Feira Expoforest, embora o evento seja em Santa Rita do Passa Quatro, Ribeirão Preto foi estrategicamente escolhida para receber o público que vem para visitar a feira e se hospedar na cidade, sede a região metropolitana, e que possui boa infraestrutura de acesso, como aeroporto, rodovia, rede gastronômica além de sempre receber eventos de grande porte. “Estamos em uma das melhores rodovias do Brasil e Ribeirão Preto atende o público da feira que vem de países como Austrália, Finlândia entre outros”.
Expoforest – A Feira Florestal Brasileira nasceu em 2008 quando foi realizada pela primeira vez em Curitiba (PR). Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.
As duas últimas edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper. Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial. Em 2018, a Expoforest será realizada em Santa Rita do Passa Quatro, município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação. Uma experiência única, que proporcionará ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.

