Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

UFSCar digitaliza acervo de jornais raros do século XIX

Ufscar digitaliza acervo de jornais

A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está digitalizando um acervo de jornais raros de São Carlos e região, publicados no século XIX, para facilitar o acesso de pesquisadores e outras pessoas interessadas a esse material, que já é muito consultado. “São várias as pesquisas realizadas, por exemplo sobre a utilização das propagandas e das fotografias na época, além de temas específicos, como, por exemplo, a escravidão. Para facilitar esse acesso e, também, preservar o material, a digitalização sempre foi um sonho”, conta Ricardo Biscalchin, bibliotecário da UEIM que está responsável pelo processo, realizado também pelo estagiário Bruno Rafael Caldeira, estudante do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar.

O acervo de jornais antigos foi descoberto em 2010, guardado em um armário vindo do antigo Arquivo Histórico Contemporâneo da UFSCar, que, como a UEIM, era vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade e deu origem à Unidade em 1997. Há exemplares dos jornais A CidadeCidade de São CarlosCorreio de São CarlosA OpiniãoSão Carlos do Pinhal e Ordem e Progresso, dentre outros. O exemplar mais antigo é da Tribuna de São Carlos, de 1877, e o acervo conta também com o raríssimo periódico socialista intitulado O Lutador. No material, há várias curiosidades, como os anúncios de contratação de “orchestra para festas, theatros, concertos, soirées, etc.” e de venda de um “carro de praça […] bem conservado, com uma parelha de cavallos baios, por preço commodo”; a crítica da apresentação da “Companhia Dramatica dos Pygmeus”, formada por artistas com nanismo; piadas e charges, dentre outras.

Biscalchin conta como a digitalização se tornou possível no final do ano passado, com a doação à Unidade de um scanner de grande formato. O equipamento foi adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para realização da pesquisa de doutorado de Carla Cristina Wrbieta Ferezin, sob orientação de João Roberto Martins Filho, ex-Coordenador da UEIM. Após o término da pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da UFSCar, Ferezin e Martins Filho fizeram a doação.

“Nós agora estamos realizando a higienização, a digitalização e a indexação do material. Embora muitos exemplares estejam em ótimo estado considerando sua idade, outros têm fragmentos que precisam ser remontados, o que deixa o processo mais moroso. Depois, o próximo passo é a decisão sobre o formato de disponibilização, em repositório ou estrutura semelhante”, explica Biscalchin. Até lá, quem se interessar pode entrar em contato com a UEIM pelo telefone (16) 3351-9609 ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações estão também no site da Unidade, em www.ueim.ufscar.br.

 

Postagens relacionadas

Operação cumpre mandados para quadrilha que praticava extorsões contra idosos na região

William Teodoro

Energia terá taxa adicional em julho

Redação 1

PGR abre apuração sobre ataque ao STF

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com