Sérgio Roxo da Fonseca *
Taís Roxo Fonseca **
Os caminhos pelos quais os Papas traçam suas vidas traçam letras e marcos suficientes para indicar suas lembranças. Recentemente o alemão Bento XV esteve no Monte Nebo, ponto final da longa caminhada que os judeus fizeram, saindo do Egito para ocupar a “Terra Prometida”, até então sob o comando de Moises, que ali morreu, deixando seu sinal que atualmente foi transformado no símbolo da medicina. Moisés,do alto da montanha conseguiu ver a “Terra Prometida” e a cidade de sua marca ou Jericó.
Passou a chefia para Josué que se tornou o chefe da ocupação da Terra Prometida pela comunicação religiosa. Josué, seguindo a tradição, cercou Jericó por alguns dias, suficientes para derrubar os muros, determinando a morte de todos os homens, todas as mulheres e todos os animais, menos as prostitutas. Assim nasceu a “Terra Prometida”.
Nos nossos dias, o Papa Bento XV visitou o Monte Nebo ali deixando um monumento no qual se lê ‘um só Deus, pai de todos irmãos”, assinalando assim um relevante marco histórico pela paz. Na caminhada dos nossos tempos, testemunhamos a extraordinária atuação do primeiro pontífice latino-americano, o argentino Francisco de relevantíssima atuação, seja na pregação religiosa,seja na proposição de uma comunidade fraterna entre todos os homens.
Nos dias de hoje testemunhamos a sagração do primeiro Papa norte-americano, nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, iniciando sua carreira sacerdotal na América Latina. Tornou-se o sucessor de Francisco e como ele prega a paz de todos os homens, todas as mulheres e todas as crianças, sem qualquer limitação. Trata-se do Papa Leão XIV. Observa-se que a paz tornou-se um dos pontos maiúsculo da atuação pontifical e sacerdotal.
Pela primeira vez, o Papa Leão XIV afastou-se de Roma e tomou os caminhos dos países árabes, envolvidos em constantes choques bélicos, alguns desses descaminhos exibindo choques entre eles e em outras faces, colisão com outros países como testemunhamos a colidência entre estes e as forças de Israel e até mesmo dos Estados Unidos.
Curiosamente os jornais publicam fotografias do Papa Leão XVI caminhando sem sapatos pelos templos árabes, demonstrando firmemente o seu alinhamento não apenas como a igualdade fraterna e respeitosa,mas também com a pregação da necessária paz para a humanidade. É impossível para o historiador deixar de lembrar que os enormes Estados Unidos foram derrotados no Vietnam, elevando o grau de belicosidade que envolve toda a nossa existência.
* Advogado, professor livre docente aposentado da Unesp, doutor, procurador de Justiça aposentado, e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras
** Advogada

