Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

A programação do ‘40tena Cultural’

 

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove, durante o período de isolamento e distanciamento social, o projeto “40tena Cultural”, com programação aberta e gratuita à população de qualquer localidade. Todas as atividades são transmitidas pelas redes sociais da entidade: site (www.fundacaodolivroeleiturarp.com), Instagram (@fundacaolivrorp) e Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP), com orientações para cada uma, conforme o formato.

O projeto tem o objetivo de proporcionar uma agenda cultural de qualidade e incentivar as pessoas a permanecerem em casa e evitarem aglomerações. Nesta quinta-feira (16), a autora local homenageada pela 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), Semíramis Paterno, apresentará a oficina “Como se faz um livro?”. A atividade será publicada nas redes da fundação e poderá ser acessada a qualquer momento. Nesta sexta-feira (17) haverá a contação “Histórias da Índia” (ao vivo), às dez horas. A transmissão será ao vivo (live) pelo Instagram da Fundação do Livro e Leitura, com a artista Eula Hallak.

No sábado (18), às dez horas, acontecerá o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. A atividade faz parte da semana da “40tena Cultural” e tem coordenação da atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana. O encontro, que é tradicionalmente realizado um sábado ao mês na sede da Fundação, em período de quarentena, acontece pela Plataforma Zoom, muito utilizada no meio corporativo. Este será o segundo encontro do núcleo durante a quarentena.

Míriam Fontana conta que o primeiro encontro trouxe uma certa apreensão e ansiedade para que tudo desse certo, mas foi emocionante, com participação de contadores da cidade e de outras localidades, bem como interessados em ouvir sobre o ofício de contar histórias. “O uso da tecnologia tem sido fundamental nesse momento, oferecendo novas formas de aprendizados, de encontros. Estamos superando a distância física e conseguindo nos comunicar, contar histórias e compartilhar vivências de forma virtual”, comenta.

A atividade do núcleo terá uma parte prática inicial com exercícios de respiração e movimentação corporal. “Faremos alguns exercícios corporais, envolvendo também a respiração e a voz, que serão coordenados por Gracyela Gitirana”.  Para a coordenadora do núcleo, a continuidade dos encontros pela internet mostra aos participantes que, mesmo dentro de casa, não precisam parar suas vidas. “A proposta é redescobrir nossa atividade pessoal, emocional, física e intelectual dentro do espaço da casa e ainda com a possibilidade da comunicação social via redes sociais”, conclui Míriam Fontana. No domingo haverá homenagem em todos os canais para comemorar o Dia do Índio.

O projeto – O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações.  A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da fundação.

Foto: Divulgação
Semíramis Paterno apresentará a oficina “Como se faz um livro?”: atividade será publicada nas redes da fundação e poderá ser acessada a qualquer momento

VEJA TAMBÉM

Polícia investiga se homem foi envenenado com chumbinho

Luque

Após audiência, Doni alega ‘divergências comerciais’ em acusação de fraude

Hugo Luque

Rob Ferrero levará 
show ao Municipal

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com