A professora e vereadora Judeti Zilli, do Coletivo Popular (PT) foi reeleita com 2.756 votos, no ano passado, para o segundo mandato parlamentar. Em 2020, na primeira eleição que disputou e em que foi eleita – junto com seus companheiros do Coletivo -, teve 1.614 votos.
Oficialmente ela é a figura central do Coletivo, já que o mandato coletivo, apesar de presente em várias cidades do país, não é reconhecido pela Justiça Eleitoral.
Para o grupo composto por 5 integrantes, os mandatos coletivos são uma forma inovadora do exercício político, apesar de não estar regularizado, existem Projetos de Lei tramitando no Congresso Nacional para que isso aconteça.
Tribuna Ribeirão – A senhora foi reeleita com 2.756 votos no pleito do ano passado. Como analisa a votação do Coletivo?
Judeti Zilli – O Coletivo Popular avançou de forma significativa em relação à 2020. O resultado eleitoral da última eleição, tal como em 2020, ocorreu em razão da atuação de seus membros em diversas áreas na cidade durante décadas. Obviamente de um grupo de companheiros (as), colaboradores (as) engajados (as) e compromissados (as) com pautas programáticas, demandas sociais, educacionais e culturais importantes, além do acúmulo de vivências adquiridas nos primeiros quatro anos do mandato, com a busca por políticas públicas que atendessem os grupos historicamente marginalizados em nossa cidade, como na Política para Mulheres, Negros, Acesso à Moradia, valorização da escola pública, etc.
Tribuna Ribeirão – Nas duas últimas duas eleições – 2020 e 2024 – o PT de Ribeirão Preto elegeu apenas mulheres para a Câmara. A que a senhora atribui a atual prevalência feminina na legenda?
Judeti Zilli – A participação das mulheres no Partido dos Trabalhadores é uma realidade, elas estão em todos os lugares e atuam ativamente na formação e organização dos movimentos sociais popular e feminista, que fomentam a participação social em diversos espaços de micropoder. Outro fator relevante e necessário foi o repasse de verbas e o cumprimento legal de cotas femininas, de mulheres negras, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo que historicamente, cujas vagas não necessariamente eram garantidas para mulheres e grupos minoritários. A garantia dessas ações além da formação e participação das mulheres foi crucial para a vitória eleitoral de três mulheres do Partido dos Trabalhadores legislatura 2025 a 2028.
Tribuna Ribeirão – A senhora representa na Câmara um Coletivo Popular. Apesar de existirem muitos pelo país, ele não é oficialmente reconhecido pela Justiça Eleitoral. Como vocês trabalham para chegar a um consenso sobre projetos a serem apresentados e a postura que a senhora adotará em relação a assuntos discutidos no Legislativo?
Judeti Zilli – Os mandatos coletivos são uma forma inovadora do exercício político, apesar de não estar regularizado, existe Projetos de Lei tramitando no Congresso para que isso aconteça, para além de apenas constar o nome do Coletivo no material e inscrição junto à Justiça eleitoral, em período de campanha. Como um mandato coletivo primamos pela discussão antecipada dos temas visando consensuar o voto, considerando a pauta programática partidária que baliza as ações políticas, sendo o mesmo compartilhado e discutido entre os segmentos afins e grupos de apoios nas diferentes áreas temáticas em que o Coletivo atua ou participa.
Tribuna Ribeirão – Em que áreas a senhora e o Coletivo pretendem centrar este mandato parlamentar?
Judeti Zilli – Pretendemos manter e aprofundar a organização e articulação de grupos, bem como dos trabalhos realizados no primeiro mandato, como educação, moradia, mulheres, crianças e adolescentes, negros, servidores públicos e etc. Para este novo ciclo se faz necessário incluir fortemente o tema das mudanças climáticas e projetos de geração de renda para mulheres, além de executar o papel de fiscalização para que as Políticas Públicas existentes sejam de fato destinadas a quem fato delas necessite, como a ampliação e melhoria nos atendimentos à saúde, ampliação de projetos culturais e assistência social. Algumas pautas sobre mudanças do estatuto dos servidores, políticas para a população negra e protocolos para ações junto as redes protetivas às crianças e adolescentes e às mulheres em situação de violência já estão sendo discutidas e encaminhadas, em conjunto com o Poder Executivo.
Tribuna Ribeirão – A senhora é professora da Rede Pública Municipal. Quais são os principais problemas que a educação municipal enfrenta atualmente?
Judeti Zilli – A educação municipal enfrenta problemas históricos e recorrentes como a falta de professores, déficit de vagas na educação infantil, falta de professores mediadores, de educação especial e ampliação da Gestão Democrática em todos os espaços da educação. Vale destacar que é urgente um plano municipal de alfabetização visando a superação dos índices de defasagem no processo ensino aprendizagem, que reflitam na melhora dos índices de avaliação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).
Tribuna Ribeirão- A senhora preside a Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara. Como ela pode contribuir para a defesa e a garantia dos direitos das mulheres?
Judeti Zilli – Nossa presença na presidência da Comissão Permanente dos Direitos das Mulheres e na Frente Parlamentar é a continuidade de mobilização e articulação dos grupos de mulheres na cidade, fortalecendo as ações coletivas, apresentando demandas, exigindo do Poder Público a garantia e ampliação dos direitos humanos das mulheres e meninas e na luta por Políticas Públicas de Saúde, Geração de Renda, Emancipação Financeira, Valorização do Trabalho e consequentemente Autonomia Pessoal. A fiscalização dos serviços que atendem as mulheres e suas famílias compõem essa jornada.
Tribuna Ribeirão – Quais suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva?
Judeti Zilli – Nosso mandato espera que o governo do prefeito Ricardo Silva seja de fato um governo que trabalhe para as pessoas que mais necessitam das Políticas Públicas e usufruem dos serviços públicos, respeitando e valorizando as populações empobrecidas, vulneráveis em situação de violências e de rua, assim como os (as) servidores (as) públicos que estão na linha de frente dos serviços públicos. Também necessita ao contrário do governo Nogueira, reconhecer e garantir os espaços de participação social, como conselhos municipais, associações de moradores, e grupos organizados. Esperamos resposta reais à mitigação e até superação do déficit de vagas da educação infantil e real investimento na formação de professores e chamamento de concursos públicos em áreas como a educação, saúde e assistência social.
É preciso um olhar cuidadoso para os territórios periféricos, desassistidos nos últimos 10 anos, transformando os espaços públicos em áreas de convivência e lazer, quadras, centros culturais, academias ao ar livre, uso de espaços externos escolares abertos à comunidade. Maiores investimentos na área de habitação com lotes urbanizados, casas, apartamentos e regularização fundiária de nossas comunidades. Enfim, são muitas as expectativas que assumimos como desafios norteadores visando representar os anseios da população ribeirão-pretana. Entendemos ser cada um deles, um desafio a ser assumido por nós e realizado por Ricardo Silva.
Tribuna Ribeirão – A senhora foi conselheira tutelar por dois mandatos em Ribeirão Preto. O que falta para que o trabalho do Conselho tenha mais amplitude?
Judeti Zilli – O processo de eleição dos conselhos tutelares sofreu mudanças significativas nos últimos anos, necessitando, portanto, de um processo de formação continuada na área social e de direitos humanos, sobretudo do Estatuto da Criança e dos Adolescentes. Ribeirão Preto tem déficit de Conselhos Tutelares para cada 100 mil habitantes, portanto cabendo assim mais 4 conselhos tutelares na cidade, além de ampliação do valor reservado no orçamento municipal, para garantir um atendimento amplo e especializado em todos as regiões da cidade, seja na área urbana, quanto na rural.
Tribuna Ribeirão- O que seu eleitorado e a população de Ribeirão Preto podem esperar da vereadora Judeti Zilli e do Coletivo?
Judeti Zilli – Entendemos enquanto Mandato Coletivo sermos instrumento e ponte, entre cada cidadão e cidadã de Ribeirão junto ao Poder Executivo, com inconteste compromisso de legislar e fiscalizar. Mas não só, nossa tarefa também consiste em organizar, mobilizar e articular grupos e ações visando garantir e ampliar as Políticas Públicas locais. Nosso compromisso com a ética e coerência no pensar, falar e agir junto e para o povo, é algo que jamais abriremos mão. Ribeirão pode esperar e acreditar em um mandato diferente em sua origem, plural e voltado à prática da Política do Bem Comum, logo, aonde todas e todos são e se fazem presentes.

