O prefeito Ricardo Silva (PSD) vai anunciar, na manhã desta terça-feira, 8 de julho, investimentos no setor de abastecimento de água da cidade. O anuncio será às nove horas, no Salão Nobre do Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto.
Segundo apuração do Tribuna, deverão ser anunciados cerca de R$ 21 milhões em recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e cerca de R$ 23 milhões provenientes de financiamentos da prefeitura junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Os recursos serão utilizados pela Secretaria Municipal de Água e Esgoto (Saerp) na perfuração de poços, construção de reservatórios e serviços na rede de abastecimento da cidade.
Dados divulgados em abril pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) revelam que Ribeirão Preto, que tem 100% do abastecimento feito pelo Aquífero Guarani, registra desperdício de 41,6%.
Está acima da média nacional e com o maior volume absoluto desperdiçado no estado, atrás apenas de São Paulo. Pertencente ao Ministério das Cidades, o Sinisa substitui o antigo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

