Tribuna Ribeirão
Cultura

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto participa de festival na Itália

Presidente e diretor artístico da instituição estão na cidade de Faenza, onde acontece a 12ª edição do evento “Fiato al Brasile”, para tratar de novas parcerias profissionais entre a Alma e a Escola de Música Giuseppe Sarti

Desde o início desta semana (13/02), a presidente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), Dulce Neves, e o vice-presidente e diretor artístico da academia, Lucas Galon, estão na cidade de Faenza, na Itália, representando a Alma no Festival Fiato al Brasile, realizado pela Escola de Música Giuseppe Sarti, além de estabelecerem novas parcerias entre a Alma e a escola italiana para intercâmbios de professores e alunos. O objetivo do intercâmbio é promover troca e enriquecimento cultural entre estudantes de música dos dois países, fortalecendo a formação profissional de todos.

O evento – que termina na próxima segunda-feira (20) -, recebe diversos estudantes e professores de música, brasileiros e italianos, além de artistas convidados, como o violonista Yamandú Costa. A semana do Fiato al Brasile (Um Sopro de Brasil), é dedicada à partilha de conhecimentos e de valores culturais, sociais e artísticos entre Itália e Brasil. “A Alma mantém parceria com a Escola de Faenza há oito anos e essa troca mútua funciona como uma ponte cultural e de diálogo entre estudantes italianos e brasileiros”, comenta Luciana Rodrigues, diretora administrativa e financeira da Alma.

O programa do festival conta com aulas e concertos de repertório erudito e popular europeu e brasileiro, com participação de cantores, maestros e instrumentistas. Lucas Galon, vice-presidente da Alma, participa como compositor, regente, cantor solista e coral; enquanto o regente Rubens Russomano Ricciardi assume o comando de uma orquestra. Ricciardi é diretor da Orquestra Universitária da USP de Ribeirão Preto, com quem a Academia Livre de Música e Artes também mantém parceria desde 2015. O músico, compositor e maestro José Gustavo Julião Camargo, conselheiro fiscal da Alma, também acompanha o grupo que está na Itália.

A versão brasileira do Fiato al Brasile é realizada pela Alma, em Ribeirão Preto, sempre em agosto. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, a edição de 2021 foi realizada de forma virtual e, em 2022, não aconteceu. De acordo com Luciana Rodrigues, a agenda de 2023 ainda está em fase de estudo de viabilidade.

Postagens relacionadas

Canal Brasil disponibiliza “A Última Chance”, último filme de ficção de Paulo Thiago, para aluguel nas operadoras

William Teodoro

Ribeirão Preto recebe o projeto Tons do Brasil com orquestra sinfônica gratuita

Redação 2

Flipei Pirata e Festa Literária da Mantiqueira recebem autores online

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com