Tribuna Ribeirão
Geral

Ação retira nove das ruas de RP

Entidades do terceiro setor de Ribeirão Preto uniram esfor­ços com a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) neste domingo, 5 de novem­bro, e realizaram a maior ação social já promovida na cida­de com o intuito de dar uma oportunidade àqueles que de­sejam retomar a vida e deixar de ser um sem-teto.

Intitulada Ação Social Semas “Tamo Junto”, a campanha coor­denada pelo projeto Mudando Vidas transformou o cenário da praça Francisco Schmidt, na avenida Jerônimo Gonçalves, ao lado da UBDS Central, que nos últimos anos tornou-se local de moradia de dezenas de morado­res de rua e “cracolândia”.

Trinta mesas com cadeiras foram espalhadas pela praça, en­quanto moradores de rua com­partilhavam serviços oferecidos por voluntários, desde orientação jurídica a palestras relacionadas à saúde. Até o descarte de lixo foi discutido, uma vez que todos os dias são distribuídos dezenas de marmitex na praça e as emba­lagens descartáveis precisam ser acondicionadas em sacos de lixo.

No final da manhã, os mo­radores de rua almoçaram nas mesas espalhadas pela praça. O cardápio do dia foi arroz, feijão, carne moída e legumes, com frutas de sobremesa. O respon­sável pelo Mudando Vidas, Ri­cardo Tostes, comemorou um recorde –nove moradores de rua aceitaram a proposta de abrir mão do uso de álcool e ou subs­tâncias entorpecentes, em troca do acolhimento na casa mantida pela entidade no Jardim Paiva.

Foram acolhidos na casa abrigo uma mulher e oito ho­mens – um deles, aos 65 anos de idade, vivia nas ruas havia 30 anos. Geralmente os acolhidos permanecem no local algumas semanas, enquanto aguardam o surgimento de vagas nas comu­nidades terapêuticas (para desin­toxicação e reabilitação).

“Foi um recorde. Em nossa última ação, tínhamos convencido quatro pessoas a deixar a condição de morador de rua. Desta feita, nove pessoas aceitaram o desafio de recomeçar a vida”, comemora Paula Domenichelli, da ONG Re­solvi Mudar, que fornece refeições a quem vive nas ruas. Segundo ela, apenas no domingo foram distri­buídos 370 marmitex – normal­mente, a cada primeiro domingo do mês a organização entrega 250.

Durante a ação solidária, as pessoas em situação de rua tive­ram a oportunidade de conversar com assistentes sociais, receber mensagens bíblicas, ganhar livros, esclarecer dúvidas com um médi­co, cortar o cabelo e fazer a barba.

Além de dezenas de volun­tários das ONGs participantes, o evento contou com as presenças do vice-prefeito e secretário muni­cipal da Assistência Social, Carlos Cesar Barboza, e da primeira­-dama Samanta Pineda. Além da Semas e do Fundo Social de Solidariedade, a atividade con­tou com mais de 20 apoiadores, dentre eles órgãos da prefeitura como Departamento de Água e Esgoto (Daerp), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Participaram da iniciativa Sim­plesmente Amor, Anjos da Cida­de, Resolvi Mudar, Dr. CãoPaixão, Grupo Excluidos, Instituto Trans­formar, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade, Missão Nariz, Rotary Club Oeste, Musiqueiros, Grupo Ideal, Comunidades Te­rapêuticas, dentistas e psicólogos voluntários. A organização este­ve a cargo do projeto Mudando Vidas, dirigido pelo casal Ana Paula e Ricardo Tostes.

O Instituto Limites, que realiza a abordagem diária destas pessoas, esteve junto com toda a equipe da Semas fazendo o trabalho de reco­nhecimento de quem são os mo­radores de rua hoje em Ribeirão Preto. A cidade tem atualmente mais de mil pessoas em situação de rua, conforme dados de serviço de abordagem especializado.

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com