Tribuna Ribeirão
Esportes

Adalberto Baptista detalha reformulação no futebol do Botafogo

André Leite e Fillipe Soutto comandam planejamento do Pantera | Divulgação / Agência Botafogo

Por Hugo Luque

A reformulação do Botafogo de olho em 2026 é evidente com as mudanças no elenco. No entanto, não é apenas em campo que o clube enfrenta mudanças. Após a saída de Toninho Cecílio, o departamento de futebol passou a ser comandado por André Leite e Fillipe Soutto.

Coordenador das categorias de base do Pantera desde setembro de 2022, Leite assumiu recentemente o posto de executivo de futebol. Com o profissional no novo cargo, o Tricolor conseguiu evitar o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi nas obras do novo centro de treinamento da base que Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da SA, se aproximou do novo líder do projeto esportivo.

“Nós fizemos uma grande alteração nesses jogos finais, com uma mudança brusca no nosso planejamento, e trouxemos o André Leite para assumir o departamento de futebol do clube. (…) Com esse planejamento do centro de treinamento da base, estive mais próximo do André e vi toda a capacidade, a seriedade e a forma como ele é bem conceituado no mercado. Vi que ele tem qualificação e competência para assumir algo maior e comandar toda a área esportiva do nosso clube”, afirmou Baptista.

O mandatário do Botafogo, porém, decidiu inovar e descentralizar o poder. Para a divisão de tarefas, decidiu trazer o ex-volante Fillipe Soutto de volta ao Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, apenas um ano depois de sua saída.

Capitão e ídolo recente da torcida, Soutto inicia, aos 34 anos, sua carreira como dirigente na posição de gerente de futebol. Diferente de André Leite, que foi “descoberto” no dia a dia, o interesse tricolor no ex-atleta e as conversas com o clube ribeirão-pretano são mais antigas.

“Também já vinha falando com o Fillipe Soutto. Ele vinha no projeto e desde ano passado, quando parou de jogar, eu já tinha conversas com ele, porque queria que ele parasse no momento que ele achasse que tivesse de parar e que viesse agregar a nós fora de campo. É uma pessoa que estava num projeto fora do futebol e se mostrou pronto, antecipou toda a vida dele de final de ano para nos ajudar nessa reta final e também foi muito importante”, destacou Adalberto Baptista, que também projeta o retorno de outros símbolos botafoguenses, alguns dos quais ainda estão no Pantera.

“A gente quer, cada vez mais, criar profissionais como o Fillipe, como hoje temos o Jean Victor, o Victor Souza e o Ericson, que criem raízes dentro de campo com o clube e com a cidade, que gostem da cidade, e que vão, quem sabe, fora de campo, participar do nosso processo de formação de jogadores, na escolinha ou na administração. Isso vai ser muito importante e tenho certeza que, a longo prazo, vai trazer muitos frutos, não só pela identidade com o clube, mas com a cidade também.”

Em pré-temporada, o Botafogo, agora treinado por Claudio Tencati, volta a campo no dia 11 de janeiro, data da estreia no Campeonato Paulista contra o Velo Clube, fora de casa.

Postagens relacionadas

Estação Cidadania-Esporte será mais uma opção esportiva de Ribeirão Preto

Redação 1

Em último jogo pela Superliga, Vôlei Ribeirão é derrotado pelo SESC-RJ

Redação

Pedro Barros conquista título no skate park com voo na grade de proteção no STU da Suécia

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com