A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na terça-feira, 19 de agosto, pedido de urgência para a votação do projeto de lei que transforma Ribeirão Preto e outras 69 cidades paulistas em Municípios de Interesse Turístico (MITs).
O projeto coletivo tem a assinatura de todos os 94 deputados e foi apresentado em 14 de agosto. Além de Ribeirão Preto, a lista traz Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cravinhos, Dumont e Taquaritinga, entre outras A proposta deve ser votada em plenário dentro de 15 dias.
Após ser aprovado na Alesp, o projeto terá de ser sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). No caso de Ribeirão Preto, desde 2019 o deputado estadual Léo Oliveira (MDB) tenta classificar a cidade como MIT e, assim, viabilizar recursos para investimentos na infraestrutura turística do município.
A estimativa é que Ribeirão Preto passe a receber cerca de R$ 750 mil por ano quando virar MIT. Para o presidente do Sindicato do Turismo de Ribeirão Preto, Aguinaldo Rodrigues, a transformação da cidade em Município de Interesse Turístico é importante porque ajudará a promover a cidade e a divulgar importantes eventos, que ainda são poucos conhecidos e divulgados.
Ele afirma, ainda, que é preciso que o Poder Público, as entidades do setor em conjunto com o Observatório Econômico e de Turismo de Ribeirão Preto e Região ampliem o trabalho para implementar de forma efetiva uma política eficiente e permanente de desenvolvimento para o setor.

