Tribuna Ribeirão
Economia

Alimentação fora do lar recua 2,2%  

O tíquete médio do setor subiu 8,22%, de R$ 39,40 para R$ 42,60, impulsionado pelo repasse da inflação e ajustes de preços (Marcelo Camargo/Ag.Br.)

Em junho, as vendas caíram 0,2% em termos nominais frente ao mesmo mês de 2024; ajustado pela inflação, o recuo chegou a 3,7% 
 
O setor de alimentação fora do lar registrou crescimento nominal de 4,1% nas vendas no primeiro semestre deste ano, segundo o Índice de Desempenho do Foodservice (IDF), divulgado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB). Descontada a inflação medida pelo IPCA Alimentação Fora do Lar, no entanto, o resultado real mostra retração de 2,2% no período. 
 
Em junho, as vendas caíram 0,2% em termos nominais frente ao mesmo mês de 2024. Ajustado pela inflação, o recuo chegou a 3,7%, revertendo a alta de 6,7% vista em maio. “O resultado mostra os desafios atuais do setor, mas também evidencia a capacidade de adaptação das empresas, que seguem investindo em estratégias de atração e retenção de clientes”, afirmou a vice-presidente executiva do IFB, Ingrid Devisate. 
 
O desempenho variou entre regiões: Norte (6,8%), Sul (3,5%) e Nordeste (0,5%) tiveram crescimento nominal anual, enquanto Centro-Oeste (-0,9%) e Sudeste (-1,8%) registraram queda. Datas sazonais, como o Dia dos Namorados, tiveram impacto limitado, com alta de apenas 0,2% nas vendas em relação ao ano passado. 
 
O tíquete médio do setor subiu 8,22%, de R$ 39,40 para R$ 42,60, impulsionado pelo repasse da inflação e ajustes de preços. O número de transações totais recuou 6,2%, enquanto nas mesmas lojas a queda foi de 2,2%, indicando menor fluxo de consumidores. Já o delivery manteve participação estável no faturamento, respondendo por 22,5% das vendas em junho, ante 22,3% em maio. 
 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou junho em queda de 0,18%, contribuição de -0,04 ponto percentual para a taxa de 0,24%. No primeiro semestre, avançou 3,69%, com alta de 6,66% em doze meses. Em julho, saltou para 0,26%, impacto negativo de 0,06 ponto percentual para o IPCA. Sobe 3,41% em 2025 e 7,44% em doze meses.  
 
Em junho, o custo da alimentação no domicílio caiu 0,43% em junho, após alta de 0,02% em maio.  As famílias pagaram menos pelo ovo de galinha (-6,58%), arroz (-3,23%) e frutas (-2,22%). Por outro lado, o tomate ficou 3,25% mais caro. Após meses de pressão, o café moído diminuiu o ritmo de alta, com elevação de 0,56% em junho, em meio às expectativas pela safra maior.  
 
A alimentação fora do domicílio subiu 0,46% em junho (alta de 0,58% em maio). O lanche avançou 0,58% (contra 0,50% do mês anterior), e a refeição fora de casa subiu 0,41% (subiu 0,59% em maio). Em maio, os principais responsáveis pelo recuo da taxa de inflação foram as quedas de preços do tomate (-13,52%), do arroz (-4,00%), do ovo de galinha (-3,98%) e das frutas (-1,67%). 
 
Em julho, a alimentação no domicílio teve queda de 0,69% em julho, após ter recuado 0,43% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,87%, ante alta de 0,46% em junho. O lanche avançou 1,90% (contra 0,58% do mês anterior), e a refeição fora de casa subiu 0,44% (contra 0,41% em junho). as frutas recuaram 0,29% e o preço das carnes caiu 0,30%. Aves e ovos caíram 0,66% e os pescados registraram deflação de 1,29% 
 
Ficaram mais baratos o arroz (-2,89), feijão carioca (-2,29%) e preto (-2,99%), batata-inglesa (-20,27%), tomate (-,074%), cebola (-13,26%), cenoura (-5,18%), ovo (-2,43%) e café moído (-1,01%), entre outros, segundo o IBGE. Subiram os preços da abobrinha (46,81%), bananada-terra (6,73%), mamão (12,40%), morango (6,14%), pão francês (0,22%) e café solúvel (2,68%). 
 
 

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