Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Alimentos sobem, mas energia alivia inflação  

(Freepick)

Apesar da nova rodada de alta nos preços dos alimentos, a redução no custo da energia elétrica aliviou a inflação percebida pelas famílias de baixa renda em novembro, informou nesta segunda-feira, 16 de dezembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Por outro lado, o encarecimento das passagens aéreas pressionou a inflação sentida pelos mais ricos.

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda mostra que a inflação arrefeceu de um aumento de 0,75% em outubro para uma alta de 0,26% em novembro para o segmento familiar de renda muito baixa. Para o grupo de renda alta houve aceleração, de uma elevação de 0,27% em outubro para aumento de 0,64% em novembro.

“No caso das famílias de renda muito baixa, mesmo diante de uma alta mais forte dos alimentos no domicílio, a taxa de inflação recuou de 0,75%, em outubro, para 0,26%, em novembro, refletindo, sobretudo, a queda das tarifas de energia elétrica!”, diz o Ipea.

“Já para as famílias de renda alta, a maior contribuição à inflação, em novembro, veio do grupo transportes, repercutindo o reajuste de 22,7% das passagens aéreas”, ressalta Maria Andreia Parente Lameiras, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, na Carta de Conjuntura divulgada pelo instituto.

O indicador do Ipea separa por seis faixas de renda familiar as variações de preços medidas pelo IPCA. Os grupos vão desde uma renda familiar menor que R$ 2.105,99 por mês, no caso da faixa com renda muito baixa, até uma renda mensal familiar acima de R$ 21.059,92, no caso da renda mais alta.
Com o resultado de novembro, a inflação acumulada em doze meses foi de 4,50% na faixa de renda alta e de 5,05% na faixa de renda muito baixa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado pelo Ipea para fazer o cálculo da inflação por faixa de renda, desacelerou de uma elevação de 0,56% em outubro para alta de 0,39% em novembro. A taxa acumulada em doze meses ficou em 4,87% em novembro.

Postagens relacionadas

Polícia busca suspeitos por assalto a família com bebê

Luque

Dois são presos na zona Norte em operação da polícia do Paraná

Luque

Dois homens são presos usando dispositivo de ignição para furtar carros

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com