Tribuna Ribeirão
Educação

Ano letivo pode ter menos de 200 dias

FERNANDO GONZAGA/CCS

O governo federal publi­cou nesta quarta-feira, 1º de abril, a Medida Provisória nº 934/2020, que dispensa as es­colas de educação básica e as instituições de ensino superior do cumprimento do mínimo de 200 dias letivos anuais pre­vistos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação do País. A decisão é excepcional e vale só para este ano por causa da crise vivida no Brasil decorrente do novo coronavírus.

Escolas e universidades em vários Estados estão com aulas presenciais suspensas para evi­tar aglomerações de pessoas e diminuir o risco de propaga­ção da doença. Para as escolas de ensino fundamental e mé­dio, a MP desobriga os estabe­lecimentos do total de 200 dias letivos, desde que cumpram a carga horária mínima anual exigida na lei, que são 800 ho­ras de aula por ano.

Para as universidades, na hipótese de adotarem uma quantidade menor do que os 200 dias letivos, elas poderão abreviar a duração dos cursos de Medicina, Farmácia, En­fermagem e Fisioterapia, mas, para isso, os alunos terão de cumprir, no mínimo, 75% da carga horária do internato, no caso de Medicina, e do estágio curricular obrigatório, no caso dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

A MP foi publicada em edição extra do Diário Ofi­cial da União (DOU). Em Ribeirão Preto, as aulas nas 108 escolas da rede munici­pal de ensino (47 mil alunos), nas 82 estaduais (cerca de 46 mil estudantes), nas mais de 300 particulares e nas uni­versidades e faculdades estão suspensas desde 23 de março. Nesta semana, a Secretaria Municipal da Educação de­cidiu antecipar e estender em uma semana o recesso escolar de abril, que deveria ocorrer entre os dias 20 e 24, mas terá início no dia 13 por causa da pandemia de coronavírus.

O intervalo de julho terá uma semana a menos. As esco­las adaptaram plataformas digi­tais para manter contato com os alunos e seguir com o cronogra­ma do ano letivo. Inicialmente, as aulas presenciais estavam sus­pensas até a próxima sexta-feira, 3 de abril, com retorno previsto para o dia 6, mas a pasta definiu, junto ao Conselho Municipal da Educação, que a rede munici­pal de ensino funcionará sob a modalidade de educação re­mota até o próximo dia 9. As duas semanas seguintes serão de recesso escolar.

A rede municipal conta com 108 escolas, das quais 75 unidades são de educação infantil e 33 de ensino fun­damental. São 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educa­ção Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Funda­mental (Emefs) e três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis).

Também tem duas Escolas Municipais de Ensino Funda­mental e Ensino Médio (Eme­fems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além das 20 escolas conveniadas.

Postagens relacionadas

Inep tem inscrições abertas para docentes de atividades do Enem 2022

William Teodoro

Fuvest divulga notas de corte; as de Medicina são as mais altas

Redação 1

Alunos com altas habilidades ganharão cadastro nacional

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com