Tribuna Ribeirão
Geral

Anvisa derruba máscara em aviões e aeroportos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubou nesta quarta-feira, 1º de março, a exigência de más­caras em aeroportos e aerona­ves no Brasil como forma de prevenção contra a covid-19. O órgão federal, porém, man­tém a recomendação de uso. A suspensão havia sido pedida pelo Conselho Federal de Me­dicina (CFM).

A decisão atinge também o Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Pre­to. Para fazer o pedido, o CFM se baseou em uma revisão de estudos internacionais publica­da na “Cochrane Library”, cuja principal conclusão é de que a proteção facial não teria impacto significativo. Cientistas apontam fragilidades do estudo e questio­nam resultados.

O diretor da Anvisa, Alex Campos, reforça que as más­caras continuam sendo impor­tantes no combate à pandemia. Segundo ele, a proteção segue recomendada para pessoas com sintomas respiratórios. Publica­do em 30 de janeiro, o estudo avaliou a eficácia da máscara na prevenção de doenças respirató­rias – entre elas a covid-19.

O trabalho revisa dados de outros doze estudos e é assina­do por pesquisadores da Uni­versidade de Oxford, no Reino Unido. A principal conclusão da revisão é que a máscara faz “pouca ou nenhuma diferença” como política de saúde pública destinada a evitar a dissemi­nação de vírus respiratórios. O estudo reascendeu a polêmica que já havia provocado intensos debates no início da pandemia.

Postagens relacionadas

Policiais estouram duas oficinas de “desmontagem” de carros na zona Norte

Redação

Larga Brasa

William Teodoro

RP não tem plano antiqueimadas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com