Tribuna Ribeirão
Cultura

Artista de Ribeirão inaugura mostra em Roma

Foto: Divulgação

O artista ribeirão-pretano Dante Velloni inaugura no próximo dia 8 de outubro, às 18h, a exposição Memento Mori – Réquiem, na Galeria Candido Portinari do Palazzo Pamphilj, em Roma, um dos espaços mais prestigiados da capital italiana. A mostra, promovida pela Embaixada do Brasil em Roma, fica aberta ao público de 9 a 30 de outubro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com entrada gratuita. 

Em sua nova série, Velloni não utiliza câmera fotográfica tradicional. São obras “cameraless”, criadas a partir da captura direta de animais mortos sobre o vidro do scanner. “Assim que encontro o animal, interrompo compromissos e me confino com ele no estúdio escuro. Articulo posições coreográficas singulares com aqueles corpos que se decompõem rapidamente sobre o vidro, onde incluo a mortalha cenográfica. Dessa experiência fúnebre, surgem dois sentimentos: a consciência de minha própria mortalidade (Memento mori) e a solenidade do registro, que transforma o ato criativo em uma cerimônia de despedida (Réquiem)”, explica o artista. 

Após a captura, as imagens são impressas em Fine-Art (pigmento mineral sobre papel de fibra de algodão), preservando sua qualidade, imponência e delicadeza estética. 

Olhar da crítica 

A mostra recebeu elogios da crítica de arte Sheila Leirner, curadora das 18ª e 19ª Bienais Internacionais de São Paulo. Em texto dedicado ao artista, ela destacou: 

“Essas obras são naturezas mortas literais. Duplamente: 1) fotografadas sem fotografar – 2) pintadas sem pintar. Seus títulos também transgridem e, talvez incomodem, por uma espécie de cinismo, aquele permitido à arte: Gran finale, Réquiem Art Déco, Action painting, Mise-en-scène… Que você conserve sempre o sentimento de plenitude e a consciência de que existe reconhecimento pela sua contribuição à arte e à cultura.” 

Trajetória de Dante Velloni 

Nascido em Ribeirão Preto, em 1954, Dante Velloni é formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1977). Sua primeira exposição individual aconteceu em 1974, ainda jovem, e desde então construiu sólida carreira como artista e docente. 

Durante mais de quatro décadas, lecionou Artes Plásticas, História da Arte e Estética em instituições como a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a Universidade de Ribeirão Preto, a Faculdade Belas Artes de São Paulo e a Universidade Federal de Uberlândia. Em 2017, ampliou sua atuação com a criação da plataforma História da Arte Online, que alcança estudantes em diferentes países. 

Reconhecido como um dos precursores das intervenções urbanas no Brasil, Velloni já participou de exposições no Brasil e no exterior, com passagens por cidades como Bruxelas, Madrid e Barcelona. Seu nome integra a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais, referência nacional na documentação da produção artística brasileira. 

A exposição Memento Mori – Réquiem reforça a trajetória internacional de Dante Velloni, que já apresentou trabalhos em cidades como Bruxelas, Madrid e Barcelona. Agora, o artista ribeirão-pretano leva a série inédita ao público europeu no Palazzo Pamphilj, em Roma, consolidando sua presença no circuito internacional de artes visuais. 

Postagens relacionadas

PRÊMIO RECALL 2017 – Agências de RP são premiadas

Redação 1

Apresentação de “Tom na Fazenda” é cancelada neste domingo

Redação 10

Clube de Leitura com mulheres mastectomizadas retoma atividade nesta quarta-feira (15) em Ribeirão

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com