Tribuna Ribeirão
Artigos

As pontes Salomão

Rui Flávio Chúfalo Guião *
[email protected]

O operoso prefeito de nossa cidade, Ricardo Silva, acaba de inaugurar duas novas pontes sobre o Retiro Saudoso, na avenida Maurílio Biagi, e denominou-as Brasil Salomão e Marcelo Salomão.

Além de melhorar o intenso trânsito da região, homenageou dois prestantes cidadãos, que marcaram a vida jurídica e social de Ribeirão Preto.

Brasil do Pinhal Pereira Salomão nasceu em 1941 na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, onde fez seus estudos iniciais. Em função da profissão paterna, morou em várias outras, dentre elas a nossa.

Foi nesta ocasião que, frequentando o Otoniel Mota, tornei-me amigo do Brasil, compartilhando não somente os bancos escolares, como assistindo às aulas de piano da Professora Teodora Junqueira Reis, tendo mesmo feito juntos uma apresentação musical na Sociedade Recreativa e de Esportes.

Mudando-se ele daqui, nossa amizade continuou à distância. Fui estudar em São Paulo, onde me formei em Direito e na volta à nossa cidade encontrei o Brasil iniciando brilhante carreira junto a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo que ingressava na Faculdade de Direito da UNAERP,  assim realizando um sonho que acalentava desde a infância: ser advogado.

Formado, praticou as artes jurídicas, culminando com a fundação do Escritório Brasil Salomão e Matthes, que logo se transformaria num dos mais importantes do país.

Por razões profissionais, reaproximei-me novamente do Brasil e nossa velha amizade ressurgiu revigorada. Frequentei bastante seu escritório, onde era recebido com fidalguia e elegância. Participando nós dois do LIDE local, sempre tinha uma palavra singela, mas profunda, expondo seu pensamento com lógica voltada para o benefício da comunidade.

Participou ativamente de movimentos comunitários, como por exemplo patrono da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e colocou-se na vanguarda da campanha para restauração de nossa catedral.

Regularmente, escrevia-me comentando minhas crônicas de quinta-feira na Tribuna Ribeirão, sempre com palavra de elogio e incentivo e complementando-as, muitas vezes, com outras facetas nelas não abordadas.

Um dos seus netos e dois dos meus estudavam na mesma escola em São Paulo, ocasionando vários encontros para comemorações especiais, como Dia dos Avós e festas de final do ano. Tinha um orgulho imenso deles e, quando em férias em Ribeirão, patrocinava uma pelada de futebol, onde nós, já provectos, enfrentávamos a meninada. Não preciso dizer quem a vencia…

Marcelo Viana Salomão era colega de classe de meu filho Alexandre, no colegial, o  que proporcionava encontros em nossa casa. Formado em Direito, várias vezes Brasil pedia ao filho para fazer assessoria jurídica em nossos negócios. Marcelo puxou o amor do pai pela profissão e se esmerou em dar continuidade à sua formação jurídica, através de cursos de  mestrado e doutorado. Tornou-se professor em faculdades paulistas e paulistanas, deixando sua marca de profundo conhecedor da matéria.

Com a idade chegando, Brasil foi passando a condução do escritório para Marcelo, que expandiu a banca para várias cidades brasileiras e inaugurou a presença do escritório na Europa.

Extremamente gentil, dedicava sempre a mim carinhosas manifestações de apreço.

Também no Lide local, primeiro como participante e depois como sócio, marcou sua presença com ativa participação, trazendo ideias, sugestões e  palestrantes de grande expressão.

A todos tratava com igualdade, respeito e carinho.

Os dois homenageados ficam para sempre na memória da cidade, que reconhece neles expoentes do direito geral e tributário, cidadãos prestantes, amigos sinceros.

* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e secretário-geral da Academia Ribeirãopretana de Letras

 

 

Postagens relacionadas

Saiba como evitar conflitos societários

William Teodoro

Precauções que o consumidor deve tomar na Black Friday

Redação 5

Teia de mentiras e contradições marcam avanço da CPI das Pirâmides Financeiras

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com