Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Aulas na rede estadual de ensino começam nesta quinta (15)

Em Ribeirão Preto, são 45 mil alunos, matriculados em 75 escolas na cidade 9Reprodução/Redes Sociais)

O ano letivo para 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira (15) nas mais de 5.000 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Em Ribeirão Preto, são 45 mil alunos, matriculados em 75 escolas na cidade.

Novidades para 2024

Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.

Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina orientação de estudos.

No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.

O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial para apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.

A Seduc-SP implementou, no fim de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. Ao longo do segundo semestre, a revisão era feita manualmente pelos professores, mas agora, a assistente virtual surge como uma ferramenta para agilizar e facilitar o processo.

A iniciativa visa ampliar o número de produções textuais, garantindo que os estudantes da rede pública possam escrever mais e melhor, além de contribuir para os índices em avaliações como o Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, e o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A assistente de correção virtual entra em cena assim que os alunos submetem seus textos na plataforma. O professor mantém o papel fundamental na validação desses critérios, sendo responsável pela nota final da redação.

 

 

Postagens relacionadas

Banco de Sangue convoca doadores

William Teodoro

Inscrições para lista de espera do Sisu terminam na próxima terça

William Teodoro

Ação tenta manter UBDS Central

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com