Tribuna Ribeirão
Geral

Barragem do Delboux passa por manutenção

Manutenções preventivas são essenciais para garantir estruturas resilientes (Divulgação)

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na segunda-feira, 4 de agosto, os serviços de manutenção preventiva na barragem do Delboux, localizada na região Oeste da cidade. A ação integra o planejamento da gestão municipal para preparar a cidade para o período chuvoso e evitar pontos de alagamento.

Os trabalhos envolvem a dragagem – retirada de sedimentos como lama, lodo e areia – no leito do córrego Ribeirão Preto e na área de reservação da barragem, que desempenha papel fundamental na contenção das águas pluviais e no controle do nível dos córregos urbanos, contribuindo para a redução de alagamentos em diferentes regiões da cidade.

Ribeirão Preto conta atualmente com três barragens: Santa Teresa e Delboux, no ribeirão Preto, e Bonfim Paulista, no córrego Bonfim. “A manutenção foi iniciada no leito do córrego Ribeirão, na avenida Professor João Fiúsa, e seguiremos por toda a extensão da barragem”, diz o diretor de Manutenções da Secretaria de Infraestrutura, Arlindo Siccieri Filho.

“Além da dragagem, também faremos uma pequena manutenção estrutural. Este é o período ideal para a realização do serviço, pois é mais seco e sem chuvas, o que garante mais segurança, agilidade e qualidade na execução”, explica Arlindo Siccieri Filho.

“Para a zeladoria urbana, o período de estiagem é extremamente produtivo para a execução de serviços que preparam a cidade para as chuvas. Ribeirão tem registrado precipitações mais intensas, com maior volume de água, e precisamos garantir estruturas capazes de minimizar os impactos e assegurar a mobilidade da população”, destaca a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.

As manutenções nas barragens são programadas ao longo de todo o ano. As estruturas de Bonfim Paulista e Santa Teresa já passaram por dragagens, e esta última, por ser a maior, receberá uma nova limpeza no final do ano. Os serviços na barragem do Delboux devem ser concluídos até outubro, conforme cronograma da Secretaria.

Postagens relacionadas

Nível do Rio Negro sofre nova baixa

Redação 2

População pobre terá dificuldades em isolamento, afirma infectologista

Redação 1

Proposta cria Loteria da Saúde para financiar SUS e combate à Covid-19

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com