Segundo o Hospital, proposta será discutida nesta sexta-feira, com o Secretário Municipal de Saúde de Ribeirão Preto
O Hospital Beneficência Portuguesa divulgou na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro, um comunicado público em que afirma que já apresentou formalmente à Secretaria Municipal da Saúde plano técnico de contingência que viabiliza a manutenção e a retomada imediata do atendimento em regime de urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o comunicado, o plano foi possível a partir do remanejamento de leitos e de alas hospitalares, com a disponibilização de estrutura provisória plenamente adequada, em estrita conformidade com as normas técnicas, sanitárias e assistenciais vigentes, com capacidade para absorver o volume histórico de atendimentos regulados pelo SUS.
“Sua efetiva implementação encontra-se, neste momento, condicionada exclusivamente à aprovação administrativa da Secretaria Municipal da Saúde e da Vigilância Sanitária, razão pela qual a instituição já solicitou o agendamento dereunião técnica que será realizada amanhã”, diz parte do documento.
Em relação às alegações de falta de estrutura, equipamentos ou pessoal, a instituição ressaltou que todos os equipamentos utilizados no Pronto Atendimento SUS encontram-se em perfeito estado de conservação e funcionamento, atendendo às exigências legais e devidamente cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), com acesso público às informações.
Destacou ainda, que o quadro de profissionais está devidamente dimensionado, não havendo qualquer pendência junto ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN, estando a instituição plenamente regular perante o órgão fiscalizador.
A Beneficência Portuguesa afirmou também que apresentará amanhã o plano ao Secretário Municipal da Saúde de Ribeirão Preto para a imediata avaliação, com o objetivo de viabilizar, na maior brevidade possível, a retomada integral do atendimento do Pronto Atendimento SUS. O comunicado é assinado pelo diretor presidente do Hospital, Ricardo Marques

