Após dar um susto na torcida em sua estreia no US Open, Beatriz Haddad Maia fez grande apresentação nesta quinta-feira (28) e avançou à terceira rodada sem contratempos. A brasileira superou a experiente suíça Viktorija Golubic, de 32 anos, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h33min.
Atual 22ª do mundo, Bia controlou a partida do início ao fim, soube usar as variações e atropelou a 72ª do ranking, conhecida no circuito por usar um raro backhand de uma mão só. Apesar da vitória, a brasileira tem retrospecto negativo contra Golubic, que lidera o duelo direto por 4 a 2.
Com o resultado, Bia segue na busca por defender os pontos no ranking conquistados na edição passada de US Open, quando obteve seu melhor rendimento no Grand Slam ao alcançar a fase de quartas de final. Uma queda precoce neste ano, em Nova York, poderia tirar a brasileira do Top 30 do ranking.
De olho nas oitavas de final, Bia vai enfrentar na sequência a grega Maria Sakkari, que superou a húngara Anna Bondar por 6/3 e 6/1, também nesta quinta. A brasileira tem retrospecto perfeito contra a rival da Grécia: quatro vitórias em quatro jogos. O último foi disputado no saibro de Madri, no ano passado.
A performance desta quinta contrastou com o desempenho irregular da estreia, na terça. A brasileira obteve uma suada vitória sobre a britânica Sonay Kartal, em duelo no qual demonstrou dificuldades de movimentação a partir do segundo set. Porém, ao fim do jogo, negou qualquer problema físico e atribuiu a postura a oscilações emocionais ao longo da partida.
Desta vez, as hesitações não entraram em quadra. A brasileira fez um primeiro set impecável e exibiu solidez em cada troca de bola até fechar a segunda parcial.

