Tribuna Ribeirão
Cultura

Biblioteca Sinhá Junqueira – BSJ promove festival literário

FOTO: JF PIMENTA/ARQUIVO

No dia 31 de julho, a Bi­blioteca Sinhá Junqueira re­aliza seu primeiro Festival Literário de Inverno de Ri­beirão Preto, o Flirp. Com nove horas de programação, o evento online pretende reu­nir artistas ribeirão-pretanos de diversas áreas como lite­ratura, arte, música e teatro para valorizar a cultura local.

O festival ainda terá a presença de três convidados especiais para conversarem com poetas de Ribeirão. Os escritores Sergio Vaz, Mel Duarte e Daniel Munduruku participam de um bate papo que irá abordar música, sa­rau, slam – poesia falada – e movimentos populares. O evento será remoto, com transmissão pelo canal da BSJ no YouTube.

A biblioteca é espaço de constante diálogo entre gru­pos e pessoas de inúmeras lo­calidades e ao mesmo tempo é um ambiente que pode pro­mover circuitos de expressões literárias, artísticas e culturais das mais diversas formas.

“Este evento foi pensado no intuito de fortalecer e fo­mentar ainda mais os movi­mentos culturais da cidade, principalmente nesse perío­do pandêmico. A arte, dança, música, poesia e sarau fazem parte da leitura de mundo que acreditamos dar senti­do para um espaço cultural como a BSJ. Serão nove horas e meia de muita intervenção para todas as idades”, diz Ca­rolina Gregório, agente cultu­ral da biblioteca.

O Flirp acontece com o intuito de movimentar ainda mais o cenário geográfico e as manifestações culturais, reco­locando os artistas da cidade e da região em outras posições de criação e envolvimento, produzindo, assim, um even­to totalmente apropriado por esses artistas e para outras pessoas e públicos de Ribeirão Preto e outras cidades.

“É um evento que vai ao encontro da valorização da produção cultural principal­mente dos artistas de Ribei­rão Preto. Em momentos de pandemia em que as pessoas que trabalham com produção cultural foram um dos seto­res mais impactados, realizar um evento em que os artistas possam se apropriar do espa­ço da BSJ e produzir subjeti­vidade, ainda que o público assista de forma remota, é muito prazeroso e o primeiro de muitos festivais que a BSJ vai desenvolver”, explica Ciro Monteiro, coordenador da biblioteca.

A Biblioteca Sinhá Jun­queira fica na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro His­tórico de Ribeirão Preto, e, nesta fase de transição, aten­de de terça-feira a sábado, das dez às 18 horas – ressaltando que o Flirp será online, pelo YouTube. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações e para consultar a programação, acesse www. bsj.org.br.

Postagens relacionadas

Canal Brasil comemora os 80 anos de Paulo César Peréio

Redação

Cauim exibe filme ‘Turma da Mônica’

William Teodoro

Bailarinos de RP no Festival de Joinville

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com