Tribuna Ribeirão
Cultura

‘Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente’ ressalta a aura punk de Angeli

Por Redação, O Estado de S.Paulo

Os personagens Irmãos Kowalski estão no meio de uma zona árida, até mesmo desértica, quando uma criatura pequenina aparece. É baixinho, tem roupa extravagante e usa óculos de estrela. Um Elton John em miniatura? Logo em seguida, essa criatura coloca as garras e os dentes para fora para atacar os Kowalski. Tudo é interrompido, porém, quando Bob Cuspe, essa criatura verde punk, mata esse monstro do pop com um só tiro.

Esse é o começo da história de Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, filme que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 11. Dirigido por Cesar Cabral e inspirado nos personagens de Angeli, o longa-metragem é daquelas produções que borram os limites entre documentário e ficção. É claro que a cena de Cuspe matando um Elton John em miniatura não é real, mas sim as aflições que o cartunista brasileiro sente em sua vida.

Afinal, para além dessa trama ao estilo Mad Max com Bob Cuspe e os Irmãos Kowalski, há uma outra que costura o sentido da história. São depoimentos de Angeli colhidos por Cesar e que, transformados em animação stop-motion, dão profundidade. De um lado, temos esse cartunista em crise de identidade, tentando entender o que é sua arte, para onde vão seus traços. De outro, há o universo de personagens em sua mente – agora, deserto de ideias.

Há, assim, toda essa emoção de Bob Cuspe tentando sobreviver, mas também existe ali uma animação com ares de Anomalisa, em que a figura retratada tenta compreender quem é e quem são as pessoas ao seu redor. “Aos poucos, fomos construindo a história desse autor em crise que resolve olhar para o passado e eliminar o Bob Cuspe, que é seu grande alterego”, explica Cesar. “Ele tem essa figura punk, da periferia, vivendo nessa São Paulo periférica. A gente brinca que é o autor tentando enfrentar esse seu passado”.

Nessa mente de Angeli, dessa forma, acompanhamos os embates entre o punk (representado pelo bruto Bob Cuspe) contra o pop (no caso, esses monstros em formato de Elton John). “Fiquei pensando: qual o pior fim de um punk? É ser devorado pelo pop”, exclama o cineasta. “O pop acaba sendo uma metáfora com várias camadas da vida, de nossas decepções. A gente pegou o Elton John como símbolo do pop. A história do Bob é construída nesse deserto pós-apocalíptico, já que o Angeli não desenha mais o Bob”.

ESTÉTICA

Além da história cheia de brincadeiras metafóricas e metalinguísticas, Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente também chama a atenção por seu visual marcante. O longa-metragem entra em um panteão de outras animações brasileiras que não investem no óbvio. É o caso de O Menino e o Mundo, Uma História de Amor e Fúria e Tito e os Pássaros. Aqui, no caso, César usou a técnica existente em todas as suas produções até o momento: o stop-motion.

Segundo ele, foram cerca de 50 pessoas trabalhando de maneira recorrente no projeto por três anos – no total, desde as primeiras conversas com Angeli, foram cinco anos de produção. A demora é explicada pelo processo altamente artesanal. Eram produzidos cerca de um minuto de animação por mês por animador. A cada quadro, entrava um animador, fazia as modificações necessárias na cena e, logo depois, registravam aquele breve frame.

Tudo ganha ainda mais vida com o trabalho de voz de Milhem Cortaz, Paulo Miklos e do próprio cartunista. Os diálogos do Angeli foram todos retirados de entrevistas, de trechos de conversas que César teve com ele. Nada de dublagem no pós-produção. “No final, eram personagens eternizados na memória das pessoas por conta das publicações da Chiclete com Banana, das tirinhas”, diz.

Postagens relacionadas

As mais emblemáticas receitas do “Larica Total” estarão no Receitas.com

William Teodoro

Míriam Leitão é a nova imortal da Academia Brasileira de Letras

Redação 2

Ópera da Minaz estreia no dia 4

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com