Neste feriado prolongado do aniversário de 169 anos de Ribeirão Preto e do Dia de Corpus Christi, o Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, manterá seu horário normal de funcionamento. Abrirá entre esta quarta-feira (18) e domingo, 22 de junho, das nove horas às 16h30, inclusive no feriado, nesta quinta-feira (19)
A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.
Quem quiser pode visitar o Jardim Japonês e no Mirante do Bosque Fábio Barreto, reabertos há um ano, em 19 de junho de 2024, data do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, após mais de doze meses fechado para obras de revitalização e remoção de árvore que ameaçava o espaço.
Conta com um espaço de área verde de 250.880 metros quadrados onde vivem cerca de 500 animais de 109 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás.
O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá. Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques.
Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas. Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego.
Em 20 de maio, para celebrar o Dia Mundial das Abelhas, as Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente reinauguraram o Meliponário do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto. Reconhecida como “Cidade Amiga das Abelhas”, Ribeirão Preto abriga um dos espaços mais importantes de educação ambiental voltados à conservação das abelhas nativas sem ferrão.
Elas são essenciais para a biodiversidade e a polinização de diversas culturas agrícolas. O Meliponário do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, que funciona desde 2015, passou pela primeira revitalização em dez anos, tornando-se um local ainda mais acessível, educativo e sustentável. O restauro começou em 28 de janeiro de 2025.
Outra atração é o urso-de-óculos Renan, que completou 18 anos na sexta-feira passada, dia 13. O animal chegou ao zoológico em outubro de 2008 com um ano e quatro meses de idade, vindo de São Carlos. Desde então, tem recebido cuidados especiais em um espaço adequado.
No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno). O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto de Ribeirão Preto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, entre outras espécies.
Serviço
Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefones: (16)
3636-2283
e 3636-2513
Entrada: gratuita
Quando: de
quarta-feira
a domingo
Horário: das 9
horas às 16h30