Tribuna Ribeirão
Geral

Bosque Fábio Barreto 
acolhe filhote de onça

Cacique, um filhote de onça-pintada melânica – a popular “onça preta” – de sete meses, permanecerá temporariamente no Bosque Fábio Barreto

Cacique será cuidado pela equipe técnica até sua transferência para o Zoológico Sonho de Criança, em Pitangueiras

O Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto está com novo hóspede: Cacique, um filhote de onça-pintada melânica – a popular “onça preta” – de sete meses.

Ele permanecerá temporariamente no local, recebendo todos os cuidados da equipe técnica, até seguir para o Zoológico Sonho de Criança, em Pitangueiras, na região metropolitana.

A recepção temporária de Cacique integra uma ação estratégica do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação da Onça-Pintada, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A iniciativa reforça o compromisso do Bosque Fábio Barreto com a conservação ex situ (fora do local) da espécie, considerada ameaçada de extinção.

O encaminhamento do filhote para Pitangueiras ocorrerá após a conclusão de outra etapa do plano de manejo: a transferência da onça-pintada atualmente residente no Zoológico Sonho de Criança para o de Curitiba, no Paraná.

O encaminhamento do filhote para Pitangueiras ocorrerá após a conclusão de outra etapa do plano de manejo: a transferência da onça-pintada atualmente residente no Zoológico Sonho de Criança para o de Curitiba, no Paraná.

Essa articulação nacional otimiza o uso dos recintos, fortalece a diversidade genética dos indivíduos em cativeiro e segue as diretrizes do Comitê do Studbook, responsável pelo monitoramento genealógico da espécie.

O Bosque Zoológico Fábio Barreto já mantém uma onça-pintada melânica, Juma, recebida em junho de 2024, e reafirma seu papel essencial na conservação da fauna brasileira ao integrar ativamente esta rede colaborativa. 

A chegada de Cacique reforça a relevância do Bosque Fábio Barreto como espaço técnico, comprometido e alinhado às diretrizes nacionais de preservação da onça-pintada.

O Bosque Fábio Barreto abre de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30.

A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513. 

Conta com um espaço de área verde de 250.880 metros quadrados onde vivem cerca de 600 animais de mais de 100 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.

O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. 

O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.

Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques. 

Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local existem 30 espécies de primatas. Também abriga felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. Tem até Meliponário.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Crime perde força em Ribeirão Preto 

Redação 2

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com