Tribuna Ribeirão
Geral

Bosque recebeu cerca de 320 mil visitantes em 2025

Aumento no número de visitas é resultado da intensificação das atividades de educação ambiental e da reinauguração de espaços (Fernando Gonzaga)

Com o objetivo de aproximar a população do meio ambiente por meio da educação ambiental e do contato com a fauna silvestre e a flora, o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto recebeu cerca de 320 mil visitantes ao longo de 2025. O expressivo número é resultado da intensificação das ações desenvolvidas ao longo do ano e da ampliação da programação voltada ao público.

Entre os principais fatores que contribuíram para o aumento das visitas está a reabertura do Centro de Apoio à Educação Ambiental (CAEA), espaço localizado dentro do Bosque e aberto à visitação. Reinaugurado em 2025, o CAEA é um dos principais equipamentos de promoção da educação ambiental em Ribeirão Preto e atua como ponto de referência para atividades com escolas e estudantes da rede pública e privada.

De acordo com o responsável técnico do Bosque, Alexandre Gouvea, o espaço funciona como uma verdadeira sala de aula a céu aberto. “Receber esse volume de visitantes é extremamente significativo, especialmente porque grande parte do público é formada por estudantes. Isso contribui diretamente para a formação de uma consciência ecológica nas novas gerações. Além disso, o Bosque é um refúgio verde para milhares de pessoas, um espaço de lazer e conexão com a natureza, que impacta positivamente a saúde mental e física da comunidade”, destaca.

Atividades em grupo podem ser realizadas com agendamento (Fernando Gonzaga )

Outro destaque de 2025 foi a ampliação do calendário de atividades comemorativas, que aproximam a população dos animais silvestres e fortalecem o vínculo com o espaço. Entre as ações realizadas estão o ‘Bosque Assombrado’, no período do Halloween, o ‘Carnaval dos Bichos’, além das comemorações de aniversários dos animais, como os 18 anos do urso-de-óculos Renan e o primeiro ano da onça-pintada Rita.

Ao longo do ano, o Bosque também passou a contar com novos atrativos voltados à educação ambiental, como a reabertura da Trilha do Jequitibá, espaço exclusivo para visitação guiada que permite aos visitantes conhecerem um recorte do bioma Mata Atlântica. Outro importante investimento foi a reforma e ampliação do Meliponário, que passou a abrigar mais de 20 mil abelhas nativas sem ferrão, reforçando as ações de conscientização sobre a importância desses polinizadores.

Atualmente, o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto é um importante promotor da conservação da biodiversidade, com rica flora característica da Mata Atlântica e o cuidado permanente de mais de 500 animais silvestres, entre espécies nativas e exóticas, além daqueles que vivem em vida livre no espaço.

O Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto está localizado na região Central de Ribeirão Preto, na rua da Liberdade, s/n, e funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

Para participação nas atividades de educação ambiental, é necessário que os grupos tenham, no mínimo, 15 pessoas, com agendamento prévio. As informações completas sobre as visitas monitoradas estão disponíveis no site da Secretaria, pelo link.

Postagens relacionadas

Adestramento – O melhor amigo do homem

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Voepass ajuíza pedido para reestruturação financeira

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com