A eleição para a diretoria executiva do Botafogo Futebol Clube será realizada na segunda-feira (17), no Estádio Santa Cruz. A sala do Conselho Deliberativo receberá o pleito, que vai eleger o presidente da agremiação para o biênio 2026/2027.
A primeira convocação, com a maioria dos membros, será às 19h. A segunda, com qualquer número de conselheiros, está marcada para 19h30.
O estatuto exige que os candidatos sejam conselheiros há pelo menos quatro anos e estejam em dia com as obrigações. Os votantes serão os conselheiros que também estão com a situação regularizada e adimplentes – ao todo, são cerca de 200 pessoas.
Atual mandatário do Pantera associativo, Eduardo Esteves não pode se reeleger. O dirigente assumiu o cargo em outubro de 2022, após a renúncia de Alfredo Cristóvão, e foi eleito novamente em novembro do ano seguinte.
Portanto, foi considerado que Esteves já cumpriu dois mandatos consecutivos e não pode mais se candidatar. Por outro lado, é permitida sua candidatura ao cargo de vice-presidente.
“Existia uma dúvida. Quando o Eduardo assumiu a presidência pela primeira vez, ele tinha assumido em virtude da renúncia do ex-presidente Alfredo. E aí ficou a dúvida se isso já contaria como sendo uma eleição. Mas analisando o estatuto, chegou-se à conclusão que ele teria direito a apenas uma reeleição, que já aconteceu quando herdou a presidência do Alfredo e depois concorreu como cabeça de chapa, com o Dr. Hermenegildo como vice. Ele já foi reeleito e não teria mais esse direito, isso foi ponto pacífico”, disse Daniel Pitta Marques, presidente do Conselho, à rádio CBN.

