Por Hugo Luque
Ao mesmo tempo em que era eliminado da Copa Paulista com sua equipe alternativa em Ribeirão Preto, o Botafogo buscou o empate em 1 a 1 com o Remo neste sábado (16), no Mangueirão, em Belém (PA), pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Pantera saiu atrás, mas conseguiu o empate no segundo tempo com Jefferson Nem. O tento deu ânimo ao Tricolor, que buscou mais o ataque na reta final e até mesmo flertou com a virada.
De qualquer forma, o ponto conquistado foi valioso. Contra um adversário que contou com estádio cheio e briga na parte superior da tabela, os comandados de Allan Aal foram aos mesmos 22 pontos do América-MG, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Ainda assim, os ribeirão-pretanos permaneceram na 18ª posição.
O próximo desafio botafoguense na equilibrada Série B está marcado para o dia 25, segunda-feira, às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O jogo
O primeiro tempo foi pouco empolgante. A primeira grande oportunidade veio só aos 21 minutos, quando Marrony obrigou Victor Souza, um dos melhores jogadores do Botafogo na temporada, a fazer uma boa defesa.
O arqueiro, no entanto, não conseguiu bloquear mais uma tentativa azulina aos 27 minutos. Pedro Rocha cobrou falta e Caio Vinícius tocou para o fundo do gol. O Pantera passou o primeiro tempo apagado ofensivamente.
Na volta do intervalo, Allan Aal não fez mudanças na escalação, mas a postura paulista mudou. Logo aos quatro minutos, Jefferson Nem empatou em sua jogada característica. O ponta puxou a bola para a direita e finalizou no cantinho para igualar o marcador.
O gol era o estímulo que o Tricolor precisava. A partir de então, o jogo ficou mais equilibrado, ainda que com poucas oportunidades.
Diego Hernández tentou desempatar para o Leão Azul, mas parou novamente em Victor Souza aos 26. Dez minutos mais tarde, Jefferson Nem bateu bem e quase fez seu segundo.
Gabriel Barros entrou nos minutos finais e deu fôlego ao ataque botafoguense. Aos 49, o estreante fez boa jogada, invadiu a área pela esquerda e chutou firme, mas parou no goleiro Marcelo Rangel. Foi a última oportunidade do duelo.

