Por Hugo Luque
O Botafogo passou perto da vitória, mas cedeu o empate em 1 a 1 à Chapecoense nesta terça-feira (14), na Arena Condá, em duelo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol tricolor veio no fim, com Vilar, mas o rival conseguiu reagir antes do apito final, já nos acréscimos.
Foi mais uma boa partida do Pantera sob comando do interino Ivan Izzo, que começa a se apresentar como uma opção definitiva para o comando da equipe, ao menos até o fim da temporada. A reta derradeira de ano do clube será marcada pelo drama da briga contra o rebaixamento.
Agora com 33 pontos, o Botafogo ficou na 18ª posição após a vitória do Volta Redonda sobre o Atlético-GO, na última segunda-feira. A Ferroviária, primeira equipe fora do Z-4, tem 37, quatro pontos a mais do que os ribeirão-pretanos, que precisam conquistar melhores resultados nas últimas rodadas da competição.
A próxima chance de melhorar a situação na tabela será contra o Cuiabá, no domingo, às 18h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O jogo
Mesmo fora de casa e contra um adversário que briga pelo acesso, o Botafogo não teve medo de buscar o ataque. Perotti, no entanto, teve a primeira boa finalização a favor da Chapecoense. Wesley Dias, mais tarde, quase marcou de cabeça para o Pantera.
A Chape, todavia, tomou as rédeas do confronto pouco antes do intervalo. O time da casa acertou uma bola na trave com Ítalo e obrigou Victor Souza a fazer uma grande defesa em finalização de Walter Clar. O grande momento foi aos 38, quando Rafael Carvalheira marcou a favor do Verdão do Oeste, mas a arbitragem anulou por falta em Gabriel Risso.
Contente com o desempenho nos 45 minutos iniciais, Ivan Izzo não promoveu alterações no intervalo. Os chutes de longe se mostraram a principal arma botafoguense, mas a principal chance até então veio em finalização de dentro da área de Jefferson Nem, que pegou mal, na pequena área, e mandou sobre a meta, aos 12 do segundo tempo.
Victor Souza, dez minutos mais tarde, protagonizou um duelo pessoal com Perotti e levou a melhor: o goleiro fez duas grandes defesas. A pressão da Chapecoense aumentou e aos 35, uma bola na área terminou em um insólito gol contra de Gabriel Risso, que chutou contra a própria meta. Para a felicidade do argentino, o lance foi anulado por impedimento na origem da jogada.
Se o gol da Chape foi anulado, o do Botafogo valeu. Aos 42 minutos, Vilar aproveitou a saída equivocada do goleiro Rafael Santos em cobrança de escanteio e cabeceou para abrir o placar.
A vitória estava próxima, restava ao Tricolor segurar a vantagem e voltar para Ribeirão Preto com importantíssimos três pontos. Não foi o que aconteceu, já que pouco depois, aos 47, Carvalheira aproveitou passe de Everton para bater de primeira, empatar o confronto e mandar o Pantera de volta para casa com um incômodo “gosto” de derrota, apesar da igualdade no placar.

