Por Hugo Luque
O Botafogo venceu a Chapecoense por 1 a 0 no apagar das luzes desta sexta-feira (20), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol saiu nos acréscimos do segundo tempo, contra, de Bruno Leonardo.
Como se fosse inspirada pelas boas apresentações da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que acontece nos Estados Unidos, a partida foi movimentada, com chances para os dois lados e domínio mandante. Quando parecia que a pressão tricolor não daria resultado, o defensor adversário deu uma ajuda para fechar a noite de forma feliz para os ribeirão-pretanos.
Com o triunfo – o segundo sob comando de Allan Aal –, o Pantera deixou a zona de rebaixamento, pelo menos por enquanto, já que a rodada ainda está no começo. A equipe agora soma 13 pontos e subiu para a 16ª posição.
Pela Série B, o próximo desafio é fora de casa, no dia 30, às 21h, na Arena Pantanal, contra o Cuiabá. Antes, o time alternativo recebe o União São João pela Copa Paulista, na quarta-feira, às 15h.
O jogo
Os dois times mostraram vontade de jogar na primeira etapa. Como já indicou, Allan Aal gosta da posse de bola e, no início, tentou neutralizar a Chapecoense por meio da troca de passes.
Porém, as primeiras chegadas ao ataque foram dos visitantes. Aos 35, Giovanni Augusto soltou bateu forte para boa defesa de Victor Souza. Do outro lado, Carlos Eduardo desperdiçou boa chance aos 41. Nos minutos finais, o Botafogo tentou pressionar, mas não balançou a rede.
Na volta do vestiário, a falta de efetividade botafoguense voltou a preocupar os 1.605 torcedores que compareceram ao Santa Cruz. Para piorar, a Chape foi quem levou mais perigo no início. Jefferson Nem quase mudou a história para o Pantera, mas não alcançou passe para completar para o gol.
Alexandre Jesus também desperdiçou grande oportunidade. Porém, quando tudo parecia perdido, Wallison aproveitou cobrança de escanteio para encher o pé. Mesmo sem o rumo do gol, o chute do lateral-direito explodiu em Bruno Leonardo e parou dentro da meta.