Por Hugo Luque
A situação do Botafogo começa a ficar cada vez mais preocupante a caminho da reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. O Pantera fez mais um primeiro tempo ruim e, embora tenha reagido no final, foi batido pelo CRB por 3 a 2 nesta quarta-feira (24), no Estádio Rei Pelé, pela 28ª rodada da competição.
Fora de casa, o time de Allan Aal demonstrou ter sentido os tropeços recentes e o ataque, novamente, pouco levou perigo durante grande parte do confronto. Os meio-campistas Gabriel Bispo e Leandro Maciel marcaram os gols que diminuíram a diferença no placar.
Com o terceiro revés nos últimos quatro jogos no nacional, o Tricolor permanece com 29 pontos, dentro do Z-4 e com apenas mais dez rodadas para evitar a queda.
O próximo desafio está marcado para o domingo, às 18h30: clássico com a Ferroviária, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O jogo
A defesa mais vazada da segunda divisão nacional atrapalhou mais uma jornada do Botafogo. Se a situação já era ruim com o desfalque do titular Ericson, piorou com a baixa de seu companheiro, Carlos Eduardo, que teve diagnosticada uma lesão de grau dois no ligamento colateral medial do joelho direito.
No lugar do canhoto, o escolhido foi Vilar, reforço da última janela de transferências. Mexida, a retaguarda tricolor sofreu para frear um dos melhores mandantes do campeonato.
O primeiro gol saiu aos 19 minutos, quando o zagueiro Fábio Alemão completou cobrança de escanteio. O CRB continuou dono do jogo na etapa inicial e, aos 43, amplicou com Gegê, que finalizou de longe e contou com um desvio na marcação para a bola entrar. Victor Souza, como de costume, evitou o pior já nos acréscimos, em boa defesa na finalização de cabeça de Mikael.
Descontente com o desempenho da equipe, Allan Aal colocou Gabriel Bispo e Marquinho em campo para tentar dominar o meio de campo. O jogo, contudo, pouco mudou. Foram 13 minutos de poucas chances claras até o Galo da Praia assustar novamente: Thiaguinho estampou o travessão do Pantera.
Leandro Maciel era a principal válvula de escape do Botafogo, que pouco criava e dependia de chutes de longe. A situação ficou crítica aos 29, quando Danielzinho saiu na cara do gol e fez o terceiro dos alagoanos.
O panorama da partida começou a mudar quando Gabriel Bispo recebeu excelente cruzamento de Jeferson e cabeceou para diminuir o prejuízo. Já nos acréscimos, a esperança voltou. Aos 47, Leandro Maciel acertou uma linda finalização no ângulo, em cobrança ensaiada de falta, e fez o segundo.
A reação ribeirão-pretana, porém, parou em Edson, que dois minutos mais tarde chegou duro em William Pottker. Após revisão do VAR, o zagueiro veterano foi expulso. Aberto na retaguarda, o time visitante quase cedeu o quarto gol, mas Victor Souza evitou que a derrota fosse maior.

