Por Hugo Luque
O Botafogo perdeu para o Criciúma por 2 a 0 neste domingo (16), no Estádio Heriberto Hülse, pela 37ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o revés, o Pantera terá de vencer na última partida da temporada para garantir por conta própria a permanência na segunda divisão nacional.
Embora tenha criado oportunidades e finalizado, o Tricolor sofreu com a falta de pontaria e foi punido pelo adversário, que briga pelo acesso à Série A de 2026. Rodrigo e João Carlos marcaram os gols do Tigre.
O Botafogo continua fora da zona de rebaixamento, já que o Athletic-MG empatou seu compromisso com o Coritiba e a Ferroviária foi batida pelo Athletico-PR. O conjunto mineiro ultrapassou a equipe ribeirão-pretana, que caiu para a 16ª colocação com 41 pontos, um a mais do que a Locomotiva, primeira no Z-4 com 40.
Na rodada derradeira, o Pantera enfrenta o Avaí, no próximo domingo, às 16h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Basta um triunfo ou uma derrota da Ferrinha para que o Bota dispute a Série B novamente no ano que vem.
O jogo
O Criciúma aproveitou o mando de campo e dominou os 45 minutos iniciais. Rodrigo, de cabeça, aproveitou cruzamento em cobrança de escanteio e abriu o placar logo aos 11 minutos. O time catarinense continuou dono das ações e levou perigo à meta defendida por Victor Souza, mas não conseguiu ampliar antes do intervalo.
Na volta do intervalo, o Botafogo, que ainda não havia perdido no Brasileiro sob o comando de Ivan Izzo, se mostrou mais ligado no jogo. Gabriel Bispo e Gabriel Barros obrigaram o goleiro rival a trabalhar e flertaram com o empate, mas não conseguiram furar a defesa adversária nas duas únicas finalizações na meta durante a partida.
Quando o Pantera passou a “gostar” do jogo, o Criciúma puxou um contra-ataque que deixou João Carlos em boa posição pela direita. O jogador tirou a marcação e marcou o segundo, aos 42 da etapa complementar, para fechar o placar e deixar o Tigre a uma vitória do acesso.

