Por Hugo Luque
O Botafogo entra em campo nesta segunda-feira (28), às 19h30, diante do Goiás, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. O duelo fecha a quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que, apesar de ainda estar no início, já tem o Pantera em busca de fugir do fantasma da zona de rebaixamento.
Apesar das mudanças promovidas no elenco de 2024 para a atual temporada, a equipe não engrenou no Campeonato Paulista e, mesmo com um mês de intertemporada e algumas contratações, também faz um início desanimador no nacional. Até aqui, o Tricolor soma apenas dois pontos em quatro partidas e não vence um jogo oficial desde 11 de fevereiro, pelo estadual, contra o Red Bull Bragantino. Foi uma das duas vitórias do time neste ano.
No total, são sete compromissos consecutivos sem triunfo para o conjunto ribeirão-pretano. Oportunidades, entretanto, não faltaram. O Botafogo teve bons momentos em campo nas três rodadas iniciais do Brasileiro, mas tropeçou. Na estreia, a equipe segurou o América-MG na Arena Independência até o fim do segundo tempo, mas cedeu o gol.
Em seguida, os dois compromissos dos paulistas em casa, contra Atlético-GO e Remo, tiveram desfechos semelhantes: o Pantera saiu na frente, mas sofreu com a desatenção nas retas finais dos dois jogos e levou o empate. Contudo, no domingo da última semana (20), o desempenho na derrota por 2 a 0 para o Vila Nova foi tão ruim, sobretudo nos 45 minutos iniciais, que motivou um pronunciamento do executivo de futebol do clube, Toninho Cecílio.
“O que é importante deixar claro ao torcedor é que eu vejo todos os treinos e o trabalho diariamente. Vi a preparação para o jogo do Vila Nova e me levava a crer que a gente não ia começar daquele jeito, porque o Márcio Zanardi é um treinador muito exigente, enérgico e sério. Ele prepara a equipe, chama atenção e não relaxa. Então, vi essa preparação, estava junto com o grupo. (…) A preparação foi bem feita e não era para acontecer aquele primeiro tempo. Foi falta de atenção, uma equipe que entrou numa rotação abaixo do Vila Nova, isso foi claro para mim, e que equilibrou as coisas no segundo tempo, mas já era tarde”, disse, durante a semana, o dirigente.
Em meio a tantas notícias ruins, uma novidade traz esperança ao torcedor. No compromisso frente ao Vila Nova, o atacante equatoriano Ronie Carrillo fez sua estreia com a camisa botafoguense e se colocou à disposição do técnico para atuar contra o Goiás.
“Como falei, fiz uma boa pré-temporada, me sinto bem fisicamente e, conhecendo o time durante essas semanas, além do jeito de trabalhar do Márcio, me sinto muito bem. Estou preparado para esse jogo. Temos trabalhado muito bem, mas o resultado não tem vindo. Confio nesse time e sei que vai dar certo aqui”, afirmou o centroavante.
Lei do ex
Hoje no Botafogo, o comandante Márcio Zanardi vai reencontrar pela primeira vez o Goiás, seu ex-time. O profissional de 46 anos esteve à beira do campo pelo Esmeraldino em 21 oportunidades na Série B e na Copa do Brasil do ano passado. Foram oito vitórias, quatro empates e nove derrotas. Agora, o treinador projeta um duro confronto contra um adversário que, curiosamente, tem como técnico um ribeirão-pretano.
“É um jogo grande, importante. O [Vagner] Mancini é um grande treinador, um cara que joga para a frente o tempo todo. O Goiás tem uma qualidade incrível, mas vamos jogar em casa e precisamos vencer. Teremos de analisar todos os jogadores, teremos tempo para trabalhar a correção, mas precisamos mudar a atitude. Precisamos entrar com uma outra postura para poder buscar a vitória. Só o trabalho vai fazer a gente sair dessa situação”, disse Zanardi.
Em busca do G-4, os goianos querem mais uma vitória. O time alviverde está na região intermediária da tabela, com sete pontos, mas pode se manter na cola dos líderes com um resultado positivo. Os últimos dias, porém, não foram bons.
Após bater Amazonas (1 a 0) e Operário-PR (2 a 1) nas duas primeiras rodadas, o Goiás cedeu o empate em 2 a 2 no final do clássico com o Vila Nova. Em seguida, a equipe foi batida pela primeira vez no Brasileiro contra o América-MG, por 1 a 0. Para piorar, o Esmeraldino perdeu a final da Copa Verde na quarta-feira passada (23), nos pênaltis, para o Paysandu. O time do Centro-Oeste tinha o título em mãos até levar o empate do Papão aos 49 minutos do segundo tempo.
Duelo das goleadas
A história entre Botafogo e Goiás é antiga, mas marcada por poucas partidas. A primeira foi em 1976, com goleada tricolor por 4 a 0. Dois anos depois, o reencontro foi marcado por outro 4 a 0 dos ribeirão-pretanos. A dominância do Pantera só foi colocada à prova uma vez, no ano passado, com um revés também por 4 a 0.
No total, em cinco encontros, foram três vitórias botafoguenses, um empate e um triunfo goiano. Na Série B de 2024, além da goleada sofrida no primeiro turno, o Bota, ainda comandado pelo português Paulo Gomes, levou a melhor por 1 a 0 no jogo do Santa Cruz, em setembro.
Se o retrospecto é positivo, o departamento médico traz notícias ruins. Segundo Zanardi, o Tricolor pode ter até três novos desfalques para a partida desta segunda.
“O Jeferson estava sentindo, foi um pouco no sacrifício. Nós tivemos um jogo contra o Remo muito forte e, provavelmente, perdemos o Wesley [Dias]. O Jean [Victor] também, provavelmente, abriu o adutor também. Temos de tratar e entender essa questão”, afirmou o técnico.
Enquanto o Jeferson é dúvida, Wesley Dias e Jean Victor são baixas confirmadas. Por outro lado, o zagueiro Rafael Milhorim está liberado para retornar depois de cumprir suspensão.
Assim, um provável time titular tem: João Carlos; Alisson Cassiano, Edson (Carlos Eduardo) e Milhorim; Jeferson (Alejo Dramisino ou Wallison), Sabit, Leandro Maciel e Gabriel Risso; Jonathan Cafu, Jefferson Nem e Alexandre Jesus.
Jornal Tribuna Ribeirão Um Jornal com a cara de Ribeirão! Impresso | WEB | Redes sociais Tribuna Ribeirão - Fone: (16) 3632-2200 - Whatsapp: (16) 98161-8743 Av. Barão do Bananal, 880 - Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto @tribunaribeirao @jornaltribuna @jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto @noticiasribeiraopreto @meiamaratona @meiamaratonainternacionalderibeiraopreto @meiamaratonatribunaribeirao #TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto #ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

