Por Hugo Luque
O Botafogo deixou o gramado do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet contente com a vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova nesta segunda-feira (25), pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Melhor na partida, o Pantera aproveitou o homem a mais em campo no segundo tempo para vencer com gols de Marquinho e Ronie Carrillo.
Assim como na maior parte dos outros jogos desde a chegada de Allan Aal, o Tricolor criou mais chances do que o rival. Diferente, porém, foi o aproveitamento: 12 finalizações, seis na direção do alvo e dois gols marcados. A má notícia foi a saída, ainda no primeiro tempo, do centroavante Léo Gamalho, que apresentou dificuldades para ir ao vestiário por conta de dores no joelho.
A tão cobrada efetividade veio no melhor momento possível. Com o triunfo, o conjunto ribeirão-pretano foi a 25 pontos e deixou a zona de rebaixamento. Na 16ª posição, o Bota abriu dois de vantagem para o Volta Redonda, que abre o Z-4.
Eliminado da Copa Paulista na fase de grupos, o Pantera foca apenas na Série B e tem pela frente, no sábado, às 18h30, o líder Goiás, fora de casa.
O jogo
O primeiro tempo foi “morno”. Como de costume, o mandante começou com mais posse de bola, mas pouco ofereceu perigo ao Vila Nova, que tentava responder com contra-ataques, mas também não conseguiu obrigar Victor Souza a trabalhar muitas vezes. Para fechar a pouco criativa metade inicial, Léo Gamalho deixou o campo com problema no joelho e foi substituído por Ronie Carrillo, que, posteriormente, fez valer a oportunidade.
Na volta do intervalo, Aal decidiu posicionar seu time de forma mais ofensiva. Sacou Gabriel Bispo e colocou Leandro Maciel. O confronto permanecia truncado, e foi justamente uma falta, dentro da área, que mudou o rumo da noite em Ribeirão Preto.
Aos 11 minutos, Weverton falhou com a bola no pé e teve de apelar: puxou Carrillo para impedir a finalização de dentro da área. Marquinho cobrou de perna esquerda, deslocou o goleiro e marcou seu primeiro tento com a camisa do Botafogo.
Foram péssimos 90 minutos para Weverton. Além da falha e da penalidade que levaram ao primeiro gol, o zagueiro cometeu mais uma falta, desta vez em Marquinho, e foi expulso, aos 29 minutos. Antes, o Vila quase reagiu, mas parou em Victor Souza, que fez linda defesa dez minutos mais cedo, em chute de Ruan Ribeiro.
Com um a mais e apoiado por 1.640 torcedores que compareceram ao Santão, o Tricolor fechou a conta aos 41. Alejo Dramisino retomou a bola no ataque e encobriu o goleiro. Carrillo, então, disputou com a marcação e marcou o gol que garantiu a saída botafoguense da zona de rebaixamento da segunda divisão nacional.

