Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Botafogo volta a vencer Palmeiras após quase 12 anos

Com gol de Leandro Maciel, Pantera praticamente garante permanência no Paulistão e briga por classificação

Foto: Raul Ramos

Por Hugo Luque

O tabu acabou. O Botafogo voltou a vencer o Palmeiras após quase 12 anos neste domingo (1º), em noite chuvosa no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, por 1 a 0. Leandro Maciel marcou o gol solitário do confronto, válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

Ameaçado pelo rebaixamento durante toda a campanha até aqui, o Pantera lutou com um a menos em campo na maior parte do segundo tempo para somar três pontos fundamentais. Praticamente livre do descenso, o time de Claudio Tencati agora volta as atenções à parte de cima da tabela.

No momento, o Tricolor é o oitavo na tabela, com oito pontos, e está na zona de classificação para o mata-mata. O próximo compromisso da equipe de Ribeirão Preto é no sábado, às 18h30, contra o Guarani, no Brinco de Ouro.

Já o Palmeiras, vice-líder com 12, pode ver a primeira colocação ficar distante caso o Novorizontino vença o Mirassol nesta segunda – o clássico interiorano foi adiado por conta da chuva. Na próxima rodada, o Verdão enfrenta o Corinthians, domingo, às 20h30, fora de casa. Antes, recebe o Vitória pelo Brasileirão, às 21h30 de quarta-feira.

O jogo

Mais uma vez, Tencati buscou comandar as ações em casa e, de forma até surpreendente, o Botafogo foi quem mais trabalhou a bola no primeiro tempo. O Palmeiras, por sua vez, insistiu nos lançamentos e no jogo físico, mencionado pelo técnico botafoguense como uma das fraquezas de sua equipe.

Do lado alviverde, o goleiro Marcelo Lomba foi seguro antes do intervalo e parou as finalizações tricolores, boa parte delas de fora da área. A ideia dos mandantes era aproveitar o gramado rápido após a insistente chuva que caiu em Ribeirão durante todo o dia.

Com uma escalação mista selecionada por Abel Ferreira, os visitantes tiveram sua grande chance com o jovem Luighi, que mostrou brilho individual para limpar a marcação, mas parou em Victor Souza, sempre sólido nos jogos mais importantes. Já o Bota teve sua melhor oportunidade com Hygor, mas o atacante não marcou – o VAR ainda revisou um possível pênalti, mas não marcou.

Na volta do intervalo, Tencati decidiu lançar o Pantera mais ao ataque e colocou Morelli no lugar de Matheus Sales. Logo aos quatro minutos, a busca botafoguense pelo gol finalmente fez a parte tricolor dos 10.540 torcedores comemorar. A zaga alviverde afastou e Leandro Maciel, de longe, arriscou. A finalização rasteira contou com falha de Lomba para entrar.

Com a vantagem no marcador, o Botafogo passou a esfriar mais o jogo. O zagueiro Vilar, no entanto, permaneceu “pilhado”. Ele recebeu um cartão amarelo logo após o tento por uma cotovelada, aos oito minutos. Aos 18, puxou Vitor Roque na região intermediária do campo, recebeu o segundo cartão e foi expulso.

Nem mesmo a desvantagem tirou o ímpeto ribeirão-pretano. A equipe sofreu, mas segurou o Palmeiras. Roque chegou a balançar a rede, mas o lance foi anulado por impedimento. Allan, por sua vez, criava oportunidades para os paulistanos e foi protagonista de lance polêmico: na cara do gol, o meia-atacante caiu em dividida e errou o chute. Após cinco minutos de revisão, o VAR mandou seguir.

O Verdão foi pouco criativo para buscar o empate e apostou muito no jogo aéreo. Chutões, lançamentos e cruzamentos chegavam à área botafoguense, mas não resultavam em gol. Os minutos finais, porém, foram de pressão visitante.

Aos 44, Allan quase marcou ao contar com desvio no meio de caminho, mas a bola saiu. Já nos acréscimos, Flaco López e Giay tentaram, mas não conseguiram furar o bloqueio de Victor Souza. Com o apito final, o Botafogo confirmou sua primeira vitória sobre o Palmeiras desde 23 de fevereiro de 2014, quando bateu o time da capital por 3 a 1 em casa, também pelo Paulistão.

VEJA TAMBÉM

Corinthians conquista a Supercopa Rei

Hugo Luque

Caminhada em Ribeirão pede justiça para caso do cachorro Orelha

Redação

Trocando gato por lebre

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com