Tribuna Ribeirão
Turismo

Brasil com traços de um Japão florido

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se marca dos descendentes da comunidade nipônica que se espalhou pelo Brasil. Por aqui, a tradição asiática de contemplar o florescer rosado da Sakura (ou cerejeira, em português) também virou festa: em pleno inverno brasileiro, a cor e delicadeza das flores criam um cenário perfeito para o turismo.

Grandes e pequenas cidades com traços de imigrantes nipônicos promovem festivais culturais para marcar o período e encantar os turistas, aproximando os costumes japoneses dos brasileiros. Alguns deles estão registrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo.

Segundo o coordenador-geral de produtos Turísticos do MTur, Cristiano Borges, o calendário mostra que os destinos estão aproveitando acontecimentos naturais e laços culturais para criar programações e produtos turísticos únicos: “o mercado está cada vez mais atento a isso, criando atrações que reúnem cultura, natureza e turismo. Além de oferecer ao turista uma experiência singular, as cidades criam ferramentas para combater a sazonalidade do setor, que envolve dezenas de atividades econômicas e gera emprego e renda”. Para se ter uma ideia, só o turismo cultural representa 10% da motivação dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil a lazer.

A florada das cerejeiras anuncia a chegada da primavera e dura poucas semanas, mas ainda dá tempo de se programar e conferir:

SÃO PAULO (SP): A 40ª Festa das Cerejeiras Parque do Carmo, no bairro de Itaquera, começa nessa sexta-feira (3) e vai até domingo (5). Todos os anos, a comunidade descendente que vive na região realiza o hanami – costume tradicional japonês de contemplação da beleza das flores -, aproximando os participantes das árvores. O vento do inverno espalha o colorido pelo chão e deixa a paisagem ainda mais bonita. Além do encanto natural, shows e comidas típicas embalam a diversão dos apreciadores.

PETRÓPOLIS (RJ): A cidade realiza anualmente o festival Bunka-Sai, que começa nesta quarta-feira (1º) e se estende até domingo (5). Em 2018, o evento celebrará os 110 anos da imigração japonesa com apresentações musicais, teatrais, gastronomia e produtos típicos japoneses. A festa é uma maneira de valorizar a cultura nipônica na cidade, além de movimentar o turismo na região.

LINS (SP): Jantares temáticos, workshop de etiqueta japonesa, oficinas de origami, artes marciais, shows artísticos e muita tradição japonesa vão marcar a XI Semana da Cultura Japonesa em Lins, que acontece em dez dias de programação a partir desta quinta-feira (02). As atrações são para todas as idades e reúnem moradores e turistas.

CAMPOS DO JORDÃO (SP): Centenas de pessoas participam, todos os anos, da apreciação da floração das cerejeiras no tradicional destino de inverno do País. Desta vez, a Festa da Cerejeira em Flor será nos dias 04, 05, 11 e 12 de agosto, movimentando, nos dois próximos finais de semana, turistas que querem vivenciar um pouco da cultura japonesa. A festa é beneficente e toda a renda arrecadada contribui na manutenção de uma instituição que cuida de pessoas idosas.

VEJA TAMBÉM

Turismo em cavernas ganha impulso

Pedro Ferro

Diamantina aguarda milhares no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Blue Tree Hotels celebra o Carnaval 2026 com campanha que transforma a folia em um gesto de gentileza

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com